Estados Unidos criam 113 mil vagas no setor privado em outubro, abaixo do esperado, diz ADP

Serviços de educação e saúde puxaram contratações; crescimento salarial desacelerou para 5,7% no mês, o nível mais baixo em dois anos

Roberto de Lira

Publicidade

Os Estados Unidos criaram 113 mil novas vagas no setor privado em outubro, de acordo com o Relatório Nacional de Emprego ADP, produzido pela ADP Research Institute, em colaboração com o Stanford Digital Economy Lab. O consenso Refinitiv esperava uma maior, de 150 mil vagas no mês.

Ainda segundo o relatório, o crescimento salarial desacelerou para o nível mais baixo em dois anos em outubro. Os que permaneceram no emprego relataram um aumento salarial anual de 5,7% em outubro, o ritmo de crescimento mais lento desde outubro de 2021. Já crescimento salarial para quem mudou de emprego foi de 8,4%, o menor aumento desde julho de 2021.

Nela Richardson, economista chefe da ADP, comentou que nenhuma indústria dominou as contratações no mês e os grandes aumentos salariais pós pandemia parecem ter ficado para trás.

Continua depois da publicidade

“No geral, os números de outubro mostram um quadro bem equilibrado de empregos. E embora o mercado de trabalho tenha desacelerado, ainda é suficiente para apoiar fortes gastos dos consumidores.”

Os segmentos de serviços forma responsáveis por 107 mil novas vagas em outubro, com os serviços de educação e saúde liderando (45 mil novas vagas), seguidos por serviços de transportes (35 mil)  e atividades financeiras (21 mil). O setor de lazer e hospitalidade abriu 17 mil vagas no mês. O segmento de bens de produção gerou 6 mil novas vagas, puxadas por construção e manufatura.