Perfis falsos, links maliciosos e maquininhas fraudadas: como evitar golpes no ‘Esquenta Black Friday’?

Federação Brasileira de Bancos lista dicas para consumidor se proteger ao comprar presencialmente pela internet, no cartão ou no Pix

Equipe InfoMoney

Ilustração (Getty Images)
Ilustração (Getty Images)

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A Black Friday, que acontecerá em 24 de novembro, se aproxima, e as promoções já pipocam por todos os lados — nas vitrines, TV, celular e na internet. Com o bombardeio de condições e preços especiais que despertam desejo e até euforia nos consumidores, o momento também é perfeito para os criminosos, que se aproveitam do descuido dos consumidores durante o evento promocional para aplicar golpes usando, sobretudo, a estratégia de “engenharia social”, que consiste na manipulação da vítima para que ela forneça informações confidenciais que serão usadas no roubo de dados e valores.

Os golpes são aplicados em diferentes modalidades, como:

“Para dar credibilidade a um produto que está sendo vendido, golpistas usam sites de vendedores de depoimentos e bancos de fotos e vídeos internacionais para dar crédito ao produto e enganar o consumidor”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

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A primeira atitude para realizar uma compra segura na Black Friday — e em qualquer outra data do ano — é desconfiar. Segundo o executivo, se o produto ofertado está com o preço muito abaixo do que é vendido no comércio em geral, se vendedor o pressiona para fechar uma compra alegando que o item pode ficar indisponível ou cas0 não existam fotos ou vídeos de produtos com resultados mirabolantes, a chance de ser um golpe é grande.

Para ajudar os clientes a não cair em golpes, a Febraban listou algumas dicas e boas práticas que devem ser seguidas no “Esquenta Black Friday”. Veja a seguir:

Compras online

Redes sociais

Cartão de crédito

Pix e boletos 

Links e e-mails