Como a “República de Belo Horizonte” salvou as vendas de carros no Brasil

As vendas de carros cresceram 10% neste trimestre! Seria um bom resultado para se comemorar - se o mercado não estivesse indo para o lado negro da força

Raphael Galante

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

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Caro leitor, digníssima leitora; findado o primeiro trimestre nas vendas de carros, o setor cravou 10% de crescimento! Foram mais de 580 mil carros vendidos contra 527 mil sobre o primeiro trimestre do ano passado.

Quais carros estão sendo comercializados?

A grande vedete do ano é o mercado de SUVs. Hoje, o mercado de SUVs corresponde a 1/5 de todos os carros vendidos. Se atentarmos, nos últimos meses os principais carros lançados foram neste segmento, como por exemplo o T-Cross da Volkswagen, que chegou semana passada às revendas.

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A tabela abaixo detalha melhor o vai e vem do mercado neste primeiro trimestre sobre o mesmo período do ano passado:

SUBSEGMENTO 2018 PART. % 2019 PART.% DIFERENÇA V%
HATCH PEQUENO 211.867 40,18% 230.494 39,73% 18.267 8,79%
SUV 110.357 20,93% 123.635 21,31% 13.278 12,03%
SEDAN PEQUENO 73.178 13,88% 92.223 15,90% 19.045 26,03%
PICAPE GRANDE 40.259 7,63% 43.257 7,46% 2.998 7,45%
SEDAN MÉDIO 33.971 6,44% 30.622 5,28% -3.349 -9,86%
PICAPE PEQUENA 27.566 5,23% 28.268 4,87% 702 2,55%
MONOVOLUME 14.058 2,67% 12.759 2,20% -1.299 -9,24%
OUTROS 16.075 3,05% 18.897 3,26% 2.822 17,56%
TOTAL 527.331 100% 580.155 100% 52.824 10,02%

O que vamos nos aprofundar hoje, é saber o que está impulsionando o aumento nas vendas de veículos, onde apontaremos dois fatores primordiais:

1 – Crédito

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E, como diria o amigo do Bob Esponja (o Lula, molusco): “… nunca antes na história desse país…” se financiou tanto carro!

Segundo o Banco Central, no primeiro bimestre (é a última posição divulgada), o total de financiamento de veículos (concessões de crédito) bateu a casa de R$ 22,78 bilhões. Esse é o melhor resultado da série histórica do BC; volume este que é 25% maior sobre o primeiro bimestre de 2018, quando tivemos R$ 18,16 bilhões em concessões de crédito.

A tabela abaixo detalha melhor o quanto foi liberando em concessões no primeiro bimestre de cada ano:

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ANO Em Bilhões de R$
2012 17,34
2013 15,85
2014 17,89
2015 15,55
2016 12,29
2017 13,92
2018 18,16
2019 22,78

2 – A “República de Belzonte”

Se na lava-jato existe a “República de Curitiba”, tentando ditar os novos conceitos éticos/morais no meio empresarial/político; no setor automotivo existe a “República de Belo Horizonte”, para ditar os novos conceitos éticos/morais na comercialização de veículos.

Uma analogia para você, caro leitor, entender melhor a República de “Belzonte”, é mais ou menos assim:

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REPÚBLICA DE CURITIBA = JEDI
REPÚBLICA DE BELO HORIZONTE = SITH

Simples assim; fácil assim!

Voltando para o pessoal do “lado negro”; o que Belo Horizonte impactou nas vendas de carros? Bom… Belo Horizonte é só “uma” cidade no meio das 5.570 cidades que compõem o Brasil. Belo Horizonte possui uma população próxima a 2,5 milhão de habitantes (1% da população total do Brasil), mas a capital mineira comercializou 16% DE TODOS CARROS VENDIDOS NO BRASIL!!!

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Vamos clarear um pouquinho:

Neste primeiro trimestre; em Belo Horizonte, vende-se 1 carro para cada 25 habitantes – uma média fantástica. Se formos trabalhar com a PEA de BH, essa razão ficaria de 1 carro vendido para cada 18 habitantes.

E quanto é a média nacional? Vende-se 1 carro para cada 430 habitantes.

O que parece é que o pessoal do setor automotivo (fábricas) descobriu uma nova “Serra Pelada” na região!

Vamos lá: se o setor automotivo vendeu mais de 580 mil carros neste ano, com crescimento de 10% sobre os 527 mil do primeiro trimestre do ano passado, Belo Horizonte teve um resultado “ligeiramente” melhor: neste trimestre, venderam 93,3 mil carros (16,1% do total) sobre os 57,6 mil carros (10,9% do total) do primeiro trimestre do ano passado; crescimento de 62%.

Se formos dimensionar o mercado sem Belo Horizonte, o resultado deste trimestre seria: 487 mil carros vendidos contra 470 mil do primeiro trimestre do ano passado. Crescimento de 3,65%, ou acréscimo de quase 17 mil carros!

O que queremos apontar é que o mercado de veículos que registra crescimento de 10% nas vendas é alicerçado pelas compras das locadoras de veículos sediadas em Belo Horizonte (o lado negro). Se consideramos as vendas realizadas para os consumidores normais, “PAGADORES DE TODOS OS IMPOSTOS” como eu e você (Jedi), o crescimento não chega nem a 4%.

Você deve estar pensando: “Que cara chato! Fica colocando água no chopp dos outros”… mas, na verdade, estamos apenas jogando gasolina na fogueira!

O mercado de carros novos fica muito “prostituído” quando existe uma força que representa quase 20% das vendas. Além disso, como existe uma “jogada tributária” para as locadoras, a concorrência fica muito desleal para os consumidores normais (tipo a gente).

Hoje já existem montadoras que vendem 50% (ou mais) da sua produção para o pessoal de Belo Horizonte. Qual o final dessa história? Em geral não vai ser bom!

Isso já ocorreu nos EUA. Quando o mercado estava ruim e era segurado pelas vendas às locadoras, a indústria se manteve. Quando as locadoras decidiram “ajustar” as suas compras, a indústria entrou em depressão! Marcas que vendem mais de 50% da sua produção para esse nicho, apostam numa jogada  extremamente temerária!

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Raphael Galante

Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva