Publicidade
A prevenção ao câncer é um tema que precisa ser debatido amplamente. Afinal, novos casos dessa doença surgem a cada instante entre pessoas de todas as idades, lugares e estilos de vida.
Existem fatores de risco que aumentam a chance de desenvolver tumores cancerosos, mas a boa notícia é que podemos adotar ações simples para evitar essa doença. Afinal, em muitos casos ela está diretamente relacionada a hábitos e comportamentos.
O que é o câncer e qual a importância de sua prevenção?
Nosso corpo é composto por células que se organizam formando os tecidos e órgãos. Cada uma delas traz uma informação que mostra como deve se comportar. Quando ela se reproduz, passa essa informação para sua sucessora.
Continua depois da publicidade
O câncer se caracteriza por uma alteração nesta troca de informação. Com isso, a célula passa a apresentar um tipo de defeito ou mutação que faz com que tenha um comportamento diferente daquelas saudáveis. O seu crescimento acontece de forma muito rápida e desordenada.
As células doentes invadem os órgãos e tecidos formando tumores e desencadeando sintomas que interferem no funcionamento do organismo. Sua tendência é agravar-se cada vez mais, se tornando agressivo com o tempo. O tumor provoca abalos muito expressivos para a saúde, causando debilitação do indivíduo e oferecendo risco para a vida.
Prevenção do câncer passa por mudanças de hábitos no dia a dia
Já foram identificados mais de 100 tipos diferentes de câncer, que podem se desenvolver em qualquer parte do corpo. Mas uma similaridade entre eles é o fato de que são desencadeados por fatores que podem ser evitados.
Continua depois da publicidade
Adotar medidas de prevenção ao câncer visa manter o organismo saudável, minimizando as chances de adoecimento das células e, por consequência, o desenvolvimento de tumores. A seguir, veja algumas dicas de como você pode prevenir a doença.
1. Não fumar
As toxinas do tabaco não causam apenas o câncer de pulmão. Também podem desencadear tumores na boca e laringe, além de favorecer a manifestação do câncer de mama, entre muitos outros. Por isso, é fundamental passar longe desse hábito tão nocivo para a saúde.
2. Manter uma alimentação saudável
Um cardápio rico em frutas, verduras, legumes, proteínas magras e outros alimentos que forneçam nutrientes ao organismo é fundamental para a prevenção da doença. Uma dieta desequilibrada favorece o acúmulo de toxinas no organismo, tornando o ambiente propício para proliferação de células cancerosas.
Continua depois da publicidade
3. Praticar atividades físicas regularmente
Praticar exercícios físicos regularmente ajuda a controlar o peso corporal, eliminar toxinas, ativar as funções do organismo e o sistema imunológico. Assim, mantemos o equilíbrio químico do corpo e garantimos a saúde das células.
4. Fazer exames preventivos e check-ups médicos
O acompanhamento médico periódico para realização de check-ups é um fator fundamental. Por meio dele é possível identificar problemas no começo e iniciar o tratamento rapidamente — o que aumenta as chances de cura.
Também existem alguns problemas que podem não manifestar sintomas, mas são considerados como uma porta de entrada para o câncer. Esse é o caso de inflamações no útero, nódulos na mama e outros tipos de lesões. Todas elas precisam ser tratadas para que não evoluam a um tumor maligno.
Continua depois da publicidade
5. Investir na sua proteção
Outra forma de prevenção ao câncer é evitar o contato com agentes cancerígenos, como produtos químicos e radiações (solar ou ionizante). Para isso, pode ser que você precise investir em equipamentos ou produtos livres desses agentes.
Além disso, é interessante contratar um seguro doenças graves, que ampliará sua proteção, caso você necessite de suporte. Todas essas medidas trarão mais tranquilidade e segurança para sua vida.
Simule um seguro de vida com proteção por doenças graves como o Câncer.