Publicidade
O que faz de uma investidora uma grande trader? Para falar dos desafios, vitórias e dificuldades deste universo do mercado financeiro, o evento Master Trader, da Clear Corretora, convidou Carol Paiffer, CEO da Atom (ATOM3) e investidora do Shark Tank Brasil, e Ariane Campolim, trader e influencer da Clear, para uma conversa.
Com 16 anos de atuação na Bolsa de valores, Carol Paiffer vê o mercado financeiro como uma possibilidade de construção de riqueza.
“O mercado financeiro é o mais meritocrático que existe. Não importa se você é homem ou mulher. Hoje ele é um mercado masculino, mas é um mercado online. Não há motivos motivos para a mulher não fazer parte deste mercado”, afirma.
Continua depois da publicidade
Ariane Campolim acredita que a maior dificuldade hoje é encontrar fontes de conhecimento sérias sobre investimentos.
“Temos muita gente falando sobre investimentos. Tudo é muito confuso no começo, muita gente não sabe como dar o pontapé inicial. Procurar pessoas sérias com base sólida de conhecimento, que vivem de mercado, é uma das principais dificuldades”, afirma.
A especialista pontua que há o mito da alta lucratividade que recai sobre os traders. Ela diz que começou ganhando pouco e que as pessoas chegam no mercado financeiro achando que vão enriquecer amanhã, que vão ficar milionárias rapidamente.
Continua depois da publicidade
“É preciso entender que existe um caminho a ser trilhado. Eu tive que aprender a ganhar R$ 50 por dia para depois ganhar mais. É toda uma construção. É um caminho longo e que demanda conhecimento”, pondera.
A evolução do mercado
No início da carreira, Carol Paiffer estudou administração de empresas com o objetivo de criar um negócio de moda. No meio do caminho, descobriu o mercado financeiro. Com o irmão, Joaquim Paiffer, ela criou a Atom, a maior empresa de traders da América Latina.
A investidora diz que há 16 anos, quando fundou a Atom, era muito mais difícil viver do mercado financeiro. As operações não eram feitas pela internet, as plataformas eram instáveis, não existiam aplicativos e as taxas para investir eram muito altas.
Ela destaca outros dois grandes problemas: antes, os produtos financeiros não eram de fácil entendimento e era necessário ter muito dinheiro para investir.
Continua depois da publicidade
Ao comparar o perfil de investidores masculino e feminino, ressalta que o delas têm uma cautela maior e que isso deve ser levado em conta.
Dentro da Atom, a mesa de traders é composta por homens e mulheres, e a psicologia do time é levada a sério. Segundo Carol, a empresa tem sua própria Wendy Rhoades – a psicóloga do seriado “Billions” que é essencial na tomada de decisões do megainvestidor Bobby Axelrod.

O Poder do Hábito
Para Carol Paiffer, é impossível ter resultados no mercado financeiro sem planejamento. Ela recomenda a leitura do livro O Poder do Hábito, que mostra como hábitos bons e ruins estão enraizados no nosso subconsciente e o que fazer para mudá-los.
Continua depois da publicidade
Uma de suas dicas é usar o stop disponibilizado pelas corretoras – mecanismo que permite definir um preço pelo qual o ativo é vendido automaticamente. Muitos investidores não aproveitam a ferramenta e acabam amargando grandes prejuízos.
“É como você chegar a uma oficina e pedir para tirar o airbag, dizendo que quer viver perigosamente. Tem lógica isso? Claro que não. Muita gente tira o stop. Isso é uma arrogância. E o mercado não aceita arrogantes. A mulher acaba se destacando aí, pois elas querem entender, aprender com o erro”, afirma.
Quer sair da poupança? Em curso gratuito, especialista em renda fixa da XP mostra como receber até 200% acima da poupança tradicional, sem abrir mão da simplicidade e segurança!
You must be logged in to post a comment.