Publicidade
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga esquemas de pirâmides financeiras que usam criptomoedas como isca para atrair vítimas aprovou 38 requerimentos de convocações na terça-feira (27).
Entre os chamados estão Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó do Bitcoin“, preso em agosto de 2021, e sua esposa, Mirelis Yoseline Diaz Zerpa, foragida desde 2021. Eles são acusados de cometer crimes financeiros por meio da GAS Consultoria, um esquema fraudulento que movimentou ilegalmente US$ 38 bilhões.
“O suspeito (Santos) é acusado de cometer crimes contra o sistema financeiro junto com outras 16 pessoas, e a Polícia Civil do Rio de Janeiro também investiga seu envolvimento como mandante de um homicídio”, disse o deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), presidente da CPI.
Continua depois da publicidade
Também foram convocados os responsáveis por outros golpes com cripto, como o casal Antônio Ais Neto e Fabrícia Ais, da Braiscompany; Rodrigo Marques dos Santos, da Atlas Quantum; e Nivaldo Gonzaga dos Santos, da Genbit (antiga Zero10 Club).
Exchanges
A CPI também aprovou a convocação de representantes de exchanges, como Binance, Mercado Bitcoin, Foxbit, NovaDAX e Nox, bem como especialistas do setor, para prestar esclarecimentos sobre o mercado brasileiro de criptomoedas.
Em nota, o Mercado Bitcoin disse que a “empresa e seus executivos estão à disposição para contribuir com a instrução aos parlamentares sobre o funcionamento da criptoeconomia, da tecnologia e suas aplicações, de forma que todo o ecossistema cripto possa avançar e se desenvolver.”
Continua depois da publicidade
Especialmente sobre a Binance, os parlamentares querem que a corretora cripto explique a relação com sua representante no Brasil, a B Fintech Serviços de Tecnologia, e sobre possíveis parcerias com esquemas fraudulentos, como a Braiscompany.
“Não bastassem os problemas associados à regulação e à oferta de produtos indevidos, soma-se a possível parceria a empresas brasileiras que oferecem serviços financeiros que correspondem, ipsis litteris, ao escopo do que a ementa do requerimento de criação desta CPI se propõe a investigar”, escreveu o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), que assinou o requerimento de convocação da Binance.
Em nota, a Binance disse que “esperamos que todas as exchanges e instituições financeiras convidadas contribuam com a CPI e que a comissão seja uma oportunidade para disseminar as melhores práticas da Binance para outros players do setor, especialmente exchanges menores, alvos preferenciais de fraudes e golpes, para que juntos possamos construir um ecossistema cripto seguro que proteja os usuários no Brasil”.
Continua depois da publicidade
As datas dos depoimentos ainda não foram marcadas. De acordo com a CPI, no entanto, é possível que as oitivas comecem já na próxima terça-feira (4).
A CPI foi instalada na Câmara dos Deputados no início deste mês. Os parlamentares vão investigar 11 empresas que teriam realizado operações fraudulentas com uso de criptoativos.
EXPERT XP 2024
Transmissão online gratuita

Ganhe acesso à transmissão online e gratuita do maior festival de investimentos do mundo.
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.