Unicórnio Unico demite 4,4% dos funcionários e reestrutura áreas

De acordo com a empresa, os cortes fazem parte de uma reorganização na área de vendas; companhia possui vagas abertas e anunciou contratações

Mariana Amaro

Diego Martins, cofundador da unico (Do Zero Ao Topo)
Diego Martins, cofundador da unico (Do Zero Ao Topo)

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A companhia de identidade digital avaliada em mais de US$ 1 bilhão e, portanto, considerada um unicórnio demitiu cerca de 4,4% do quadro da companhia nesta segunda-feira (24).

A empresa afirmou, em nota, que os cortes foram realizados porque a estrutura de Vendas e Clientes da companhia foi alterada e informou que as mudanças aconteceram ‘como parte da estratégia da Unico para oferecer uma experiência cada vez mais robusta e conectada às necessidades das 850 empresas que utilizam as soluções da IDTech em diversos segmentos.

As mudanças anunciadas ontem são parte de um processo que começou no primeiro semestre de 2022 e visa consolidar a governança da companhia, na busca por mais eficiência nos times após um crescimento acelerado dos últimos dois anos.

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Ainda segundo a empresa, as pessoas que foram desligadas contarão com suporte de plano de saúde, seguro de vida e auxílio para recolocação no mercado por meio de uma consultoria especializada contratada pela Unico.

Contratações

Há dois meses, a Unico anunciou a aquisição da MakroSystems, uma empresa especializada em proteger os usuários em operações digitais. A operação integrou toda a equipe de cerca de 30 profissionais da adquirida e foi a primeira após a Unico receber seu quarto aporte de investimento, liderado pelo Goldman Sachs.

Em nota, a empresa informou ainda que, nos últimos quatro meses, 52 profissionais foram contratados nas áreas de Tecnologia e de Produto, e há mais de 100 vagas abertas nesses times, o que representa um crescimento de mais de 30% do time de tecnologia.

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A empresa também anunciou a contratação quatro executivos sêniores com ampla bagagem no setor de tecnologia. “Estamos continuamente direcionando nossos investimentos e esforços para sermos a maior big tech brasileira, focando em tecnologia, segurança e privacidade. Nossos talentos e investimento contínuo em tecnologia proprietária são nossas apostas para estarmos sempre um passo à frente do mercado em segurança e proteção da privacidade dos usuários”, afirma Diego Martins, CEO da Unico.

História da empresa

O cofundador da Unico, Diego Martins, contou a sua trajetória e a da sua empresa de autenticação digital de pessoas, documentos e transações para o podcast Do Zero ao Topo, do InfoMoney. A unico faz parte da lista brasileira de unicórnios, startups com valor de mercado estimado em pelo menos US$ 1 bilhão. O programa está disponível em vídeo no YouTube ou nas plataformas de áudio ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e Amazon Music.

Em 2016, Diego Martins estava diante de uma encruzilhada: seguir com uma empresa que era lucrativa, ou mudar completamente o modelo de negócio diante de uma grande oportunidade de crescimento. Martins escolheu a segunda opção. Foi pelo caminho mais difícil que a Acesso Digital virou a startup de identidade unico. Hoje, atende mais de 800 clientes e conquistou um valor de mercado bilionário.

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“Airbnb e Uber criaram coisas que ninguém nunca ia imaginar. Era isso que a gente precisava buscar”, afirma o cofundador ao Do Zero ao Topo sobre a transformação de Acesso Digital para unico. “Tivemos um foco absurdo no novo. Ele que iria garantir a sobrevivência da empresa, e nos levar a outros patamares.”

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.