Na defensiva contra Oxxo, Carrefour (CRBF3) lança franquia de mercado de proximidade

Segundo a empresa, instalação dos novos minimercados deve custar a partir de R$ 150 mil para lojistas

Wesley Santana

Carrefour Express é uma das marcas do grupo francês, usada para o varejo de proximidade. Foto: Divulgação
Carrefour Express é uma das marcas do grupo francês, usada para o varejo de proximidade. Foto: Divulgação

Publicidade

De olho na concorrência da rede mexicana Oxxo, que prevê lançar centenas de unidades de mercado de vizinhança no Brasil, o Carrefour (CRBF3) anunciou a criação de um modelo de franquia da sua marca de mercado de vizinhança, que deve custar a partir de R$ 150 mil.

A divisão Carrefour Express já é usada pela companhia francesa no varejo de proximidade, mas avançou a passos lentos desde 2014, quando foi oficialmente lançada. Até hoje, segundo dados da própria empresa, foram inauguradas pouco mais de 150 lojas em São Paulo.

A Oxxo, por sua vez, tem essa mesma quantidade, mas só desembarcou no Brasil em 2020, durante a pandemia. Além disso, os aplicativos de delivery -com suas dark stores– dão volume a um mercado em franca expansão.

Continua depois da publicidade

Por isso, além de suas unidades próprias, o Carrefour passa a licenciar outros locais para a operação do serviço de minimercado. A companhia diz que a metragem dos locais pode variar de 15 a 200 metros quadrados, com até três mil itens disponíveis, entre alimentos perecíveis e prontos. O abastecimento será feito diariamente pelo grupo.

O Carrefour Express se divide em três formatos: varejo de rua (lojas em centros comerciais); residencial (unidades 100% autônomas em condomínios) e in company (em conjuntos empresariais). Os empreendedores poderão escolher o modelo de franquia que desejam solicitar, de acordo com a localização e o espaço disponível.

A empresa destaca que a novidade se sustenta no crescimento do mercado de proximidade no país. Além do Carrefour e Oxxo, o grupo Pão de Açúcar (PCAR3) também mantém uma extensa rede deste modelo no país, além das redes de conveniência que estão espalhadas pelos postos de combustível.

Continua depois da publicidade

“O Carrefour já possui o modelo de franquias em outros países, e conhece os benefícios de ter um parceiro. Estamos comprometidos em trabalhar em conjunto com os franqueados para garantir o sucesso de seus negócios. Ser parte do Carrefour Express é definitivamente um excelente investimento para empreendedores que desejam prosperar no setor de varejo alimentar”, destaca João Edson Gravata.