Empresas de carregadores de veículos elétricos se opõem a plano do Texas de exigir padrão da Tesla

A Tesla conquistou uma série de vitórias por sua tecnologia de carregamento nas últimas semanas

Reuters

Carro da Tesla (Image by Blomst from Pixabay)
Carro da Tesla (Image by Blomst from Pixabay)

Publicidade

Por Abhirup Roy

SAN FRANCISCO (Reuters) – Um grupo de fabricantes e operadoras de carregadores de veículos elétricos está se opondo ao plano do Texas de exigir a inclusão da tecnologia Tesla nas estações de carregamento, dizendo que é “prematuro”, de acordo com um documento visto pela Reuters e uma fonte ciente do assunto.

A Reuters informou na semana passada que o Texas exigiria que as empresas de carregamento incluíssem tanto o North American Charging Standard (NACS) da Tesla quanto a tecnologia rival Combined Charging Standard (CCS) reconhecida nacionalmente para serem elegíveis para um programa estadual para eletrificar rodovias usando recursos federais.

Continua depois da publicidade

Washington seguiu o exemplo, e a organização de padrões SAE International disse que pretende fazer uma configuração padrão da indústria do conector de carregamento da Tesla em seis meses ou menos, aumentando a esperança do presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, de tornar o NACS a tecnologia de carregamento nacional.

Mas cinco empresas de carregamento de veículos elétricos, incluindo a operadora ChargePoint Holdings e a fabricante ABB, e uma associação de energia limpa escreveram para a Texas Transportation Commission, pedindo mais tempo para reprojetar e testar os conectores da Tesla.

O plano do Texas “arrisca a implantação bem-sucedida” da primeira fase dos recursos federais que estão sendo lançados, disseram eles na carta enviada ao presidente da comissão na quinta-feira, que foi vista pela Reuters.

Continua depois da publicidade

“É necessário tempo para padronizar, testar e certificar adequadamente a segurança e a interoperabilidade dos conectores Tesla em todo o setor”, disseram eles.

A fonte diretamente ciente do assunto disse à Reuters que algumas dessas organizações planejam entrar em contato com o governo federal em breve.

O Departamento de Transporte do Texas, a ChargePoint, a ABB e outros signatários FreeWire, EVBox e FLO não responderam imediatamente aos pedidos de comentários da Reuters.

Continua depois da publicidade

Outro signatário, Americans for Affordable Clean Energy, uma associação de paradas de caminhões e lojas de conveniência, não foi encontrado imediatamente.

A Tesla, fabricante dominante de veículos elétricos nos Estados Unidos, conquistou uma série de vitórias por sua tecnologia de carregamento nas últimas semanas, começando com a Ford Motor, dizendo que adotaria o NACS. General Motors , Rivian Automotive e uma série de empresas automotivas e de carregamento fizeram o mesmo, preocupadas em perder clientes se oferecessem apenas CCS.

Os Superchargers da Tesla respondem por cerca de 60% do número total de carregadores rápidos nos Estados Unidos, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA, e os acordos permitirão que usuários não pertencentes à Tesla usem a grande rede de carregamento da empresa.

Continua depois da publicidade

Mas permanecem as preocupações sobre a facilidade com que os dois padrões de carregamento se comunicariam e se ter os dois padrões no mercado aumentaria os custos para fornecedores e clientes.

As empresas de carregamento precisam retrabalhar vários aspectos dos conectores NACS, incluindo estender o comprimento do cabo e garantir faixas de temperatura adequadas, além de obter certificações para peças específicas, disseram as empresas na carta.

As empresas também destacaram a necessidade de uma forte cadeia de fornecimento de cabos e conectores NACS que cumpram os requisitos.