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Depois de oito meses, a combinação de negócios entre a Vitru Educação e a Unicesumar foi aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), sem restrições. A operação marca a criação do maior grupo educacional especializado em EAD (Educação a Distância) do Brasil, com uma participação de mercado superior a 20%.
Após o investimento de R$ 3,2 bilhões, a Vitru, agora, é detentora de duas marcas, Uniasselvi e Unicesumar. Os demonstrativos de dezembro de 2021 indicavam que a união resultaria em 721 mil alunos matriculados (dos quais 97% no ensino digital) e uma receita lÃquida pro-forma de R$ 1,4 bilhão.
Carlos Freitas, CFO da Vitru, afirma que a junção das duas marcas é um passo importante para a democratização da educação no Brasil. âLevamos o ensino digital de qualidade por todo o Brasil. Já são mais de 800 mil alunos matriculados e 2 mil polos espalhados pelo paÃsâ.
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O executivo explica que, apesar da sinergia entre os negócios, as marcas seguirão separadas. Por conta de públicos diferentes, a Vitru optou por não unificar as operações.
âNa Uniasselvi temos um modelo único, que é hÃbrido, onde o ensino digital conta com um encontro por semana com um tutor exclusivo em cada turma, presencial ou on-lineâ. Na Unicesumar, o modelo EAD é 100% digital mas com apoio do polo local e com cursos com indicadores junto ao MEC entre os melhores do Brasil. Ambas as marcas têm notas máximas nos processos de credenciamento do Ministério da Educação.
Além disso, a Unicesumar também possui ensino de modalidade presencial. A instituição é conhecida por seu curso de Medicina, que garante 23% do faturamento do grupo, com 348 vagas (fora FIES e PROUNI) disponÃveis em dois campi.
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Uma combinação de negócios planejada
O desejo de fazer uma combinação de negócios com a Unicesumar já era antigo. Quando a Vitru Educação abriu capital na Bolsa de Valores de Nova York, a Nasdaq, em setembro de 2020, os planos já incluÃam o flerte com a universidade paranaense.
âAté 2020, nosso crescimento havia sido todo orgânico e, com a abertura de capital, pudemos mudar a estratégia e apostar na combinação de negócios com um player muito admirado no mercadoâ, diz Freitas.
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O casamento entre as marcas já vem sendo estruturado há meses e deve mostrar as sinergias em breve, inclusive uma complementaridade geográfica. A consultoria Bain & Company foi responsável por mapear os principais pontos e a integração está em estágio inicial.
Mercado de ensino digital em franco crescimento
âO mercado de EAD cresceu 21% ao ano entre 2016 e 2020. Nós crescemos acima dessa taxa e aumentamos (as duas marcas) a participação de mercado em 9,5 pontos porcentuais no perÃodo, chegando a cerca de 20% de market share atualmenteâ, diz Freitas.
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Para ele, a EAD é uma tendência que ganhou fôlego extra com a pandemia. âAssim como as pessoas trabalham mais on-line e compram mais on-line, elas atualmente estão muito mais propendas a estudar no ambiente digital. Isso não vai mudar pós-pandemia. Há uma clara mudança secular no setor de ensino superior, com a migração constante do interesse de nosso cliente por um ensino digital de qualidadeâ, afirma.
Planos de expansão não param
A aquisição da Unicesumar não é um ponto isolado na estratégia de crescimento da Vitru Educação. O CFO garante que a expansão dos negócios passa por novas compras, mas o foco é outro.
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âA meta é aumentar o mercado endereçável. Temos uma ótima posição em EAD e as conversas agora são sobre players de segmentos complementares, como cursos preparatórios, curso para o primeiro emprego, curso livre, pós-graduação e curso técnico. São frentes muito segmentadas no paÃsâ, diz o CFO.
A ideia, segundo o executivo, é ter uma jornada completa de ensino, sempre focando na EAD. âSeguiremos sem perder a missão de democratizar o acesso à educação de qualidade no Brasilâ, finaliza Freitas.