Publicidade
(Bloomberg) — Um plano para dividir o Alibaba Group Holding Ltd. (BABA34) em seis unidades fez com que as ações da empresa disparassem na terça-feira (28), ao mesmo tempo em que apresentava um modelo potencial para gigantes globais da tecnologia que enfrentam crescentes pressões de separação.
Os American Depositary Receipts (ADRs) do Alibaba subiram até 15% na terça-feira, seu melhor desempenho desde junho, depois que a empresa anunciou um plano para separar seu império de US$ 255 bilhões em divisões que levantarão fundos individualmente e eventualmente explorarão ofertas públicas iniciais (IPOs).
A medida parece destinada a apaziguar os reguladores chineses após um ano de repressão aos gigantes da tecnologia do paÃs e pode servir como um modelo para empresas semelhantes.
Continua depois da publicidade
âIsso é uma virada de jogo em termos de aumentar as expectativas para outras empresasâ, disse Tom Masi, gerente de portfólio da GW&K Investment Management. âSe for consistente com a direção que o governo quer que eles sigam e os acionistas responderem positivamente, é provável que outras empresas sigam o mesmo caminho.â
A Tencent Holdings Ltd. é provavelmente a candidata mais óbvia a seguir este caminho porque tem diversas unidades de negócios que poderiam funcionar de maneira independente, disse Masi. Suas ações negociadas nos EUA subiram até 7,3% na terça-feira. A varejista online JD.com Inc., que planeja listar sua unidade de logÃstica e remessas, e a Baidu Inc., que tem negócios que vão desde buscas online até veÃculos autônomos, subiram cerca de 5%.
O entusiasmo do mercado pela estratégia do Alibaba é notável, já que a empresa tem negociado com um grande desconto na soma de suas partes, escreveu Gary Yu, analista do Morgan Stanley, em nota na terça-feira.
Leia também: Corrida da inovação: Alibaba (BABA34) testa ferramenta de IA no estilo ChatGPT
âO tÃtulo P/L está efetivamente implicando valor zero para as principais subsidiárias consolidadas do Alibaba e certos investimentos de capital privado e públicoâ, escreveu ele.
Enquanto os ADRs estão sendo negociados em torno de US$ 98, o Morgan Stanley vê um potencial substancial de valorização à medida que o mercado passa a apreciar o valor de seus segmentos de negócios. Outros analistas de sell-side foram igualmente encorajados pela estratégia.
Continua depois da publicidade
Monopólios reduzidos
O plano de separação está alinhado com a polÃtica da China de reduzir a natureza monopolista dos gigantes da tecnologia, de acordo com o analista da Bloomberg Intelligence, Marvin Chen.
âEmbora os spinoffs de tecnologia da China não sejam incomuns, o movimento parece ser mais abrangente, incluindo os principais negócios, que podem servir como um modelo para o futuro da indústriaâ, disse ele.
A estratégia pode ser um risco para as empresas que competem com as novas empresas de capital aberto. A Purer atua em setores locais de serviços ao consumidor e comércio eletrônico como Meituan, JD, PDD Holdings Inc. e Sea Ltd. e pode ver uma demanda reduzida por suas ações à medida que os investidores se mudam para as novas unidades autônomas, escreveu Catherine Lim, analista da Bloomberg Intelligence, em nota na terça-feira.
Continua depois da publicidade
Além disso, gigantes da tecnologia dos EUA como Meta Platforms e Amazon podem estar prestes a se separar devido a questões de privacidade e para desbloquear o valor dos preços das ações que estão bem abaixo dos máximos de todos os tempos, de acordo com Jim Osman, fundador da empresa de pesquisa The Edge Consulting Group.
âIsso mudou o ambiente para olhar para esses grandes nomes da tecnologia que estão sob pressão para fazer issoâ, disse ele.
Se a Amazon separar suas unidades de nuvem e serviços de assinatura, a empresa poderá entregar um valor de desmembramento 70% acima do preço atual de suas ações, disse Osman. Os negócios de WhatsApp e Instagram da Meta também não estão sendo avaliados adequadamente, disse ele.
Continua depois da publicidade
O escrutÃnio de grandes empresas de tecnologia nos EUA continua ganhando força em Washington. O diretor executivo da TikTok, Shou Chew, comparecerá a um comitê da Câmara na quinta-feira para responder à s advertências dos legisladores sobre os riscos da plataforma usada por 150 milhões de pessoas nos EUA.
© 2023 Bloomberg LP