Cresce tensão entre Israel e Líbano com bloqueio de míssil e alerta em aeroporto de Beirute

É o maior conflito na fronteira libanesa-israelense desde que os dois lados travaram uma guerra em 2006

Reuters

Publicidade

Militares de Israel disseram neste sábado (28) que bloquearam um míssil terra-ar disparado do Líbano contra um de seus drones e as autoridades libanesas emitiram orientações caso tenham que esvaziar o aeroporto de Beirute, conforme cresce a tensão na fronteira.

A força de paz das Nações Unidas, UNIFIL, disse que a sua sede perto da cidade costeira libanesa de Naqoura foi danificada por um projétil que caiu dentro da base.

“Felizmente, não explodiu e ninguém ficou ferido”, disse a porta-voz da UNIFIL, Andrea Tenenti, acrescentando que a UNIFIL estava investigando a origem do ataque e trabalhando para diminuir a tensão.

Continua depois da publicidade

O exército israelense e o grupo Hezbollah, apoiado pelo Irã, no Líbano, trocam tiros diariamente desde o início do conflito em Gaza, há três semanas.

É o maior conflito na fronteira libanesa-israelense desde que os dois lados travaram uma guerra em 2006.

Leia também: 

Continua depois da publicidade

No conflito de 2006, as pistas do Aeroporto Internacional Rafic Hariri de Beirute, na periferia sul da capital libanesa, foram atingidas por ataques aéreos de Israel, juntamente com outras infraestruturas libanesas. O aeroporto fechou na época.

Com a tensão aumentando novamente, as autoridades libanesas emitiram orientações preventivas para a desocupação do aeroporto e das instalações vizinhas em caso de emergência. Mas a orientação não indicava que houvesse qualquer ameaça iminente ao local.

O conflito em Gaza, onde Israel intensificou a sua ofensiva terrestre, suscitou receios de que os combates possam se espalhar pela região, incluindo a fronteira libanesa.

Continua depois da publicidade

Os militares de Israel disseram neste sábado que “bloquearam um míssil terra-ar que foi disparado do Líbano” contra um veículo aéreo não tripulado (UAV) israelense. Afirmaram que os militares responderam “atacando a origem do disparo do míssil”.

Também informaram que um de seus drones atingiu uma “célula terrorista” no Líbano que tentou lançar um míssil antitanque contra Israel.

A televisão libanesa Al-Manar, dirigida pelo Hezbollah, disse que Israel bombardeou diversas áreas ao longo da região ocidental da fronteira, incluindo em torno de Naqoura e uma área ao redor de Dhayra.

Continua depois da publicidade

O Hezbollah disse que, até sexta-feira, 47 dos seus combatentes foram mortos em confrontos ao longo da fronteira.

O exército de Israel disse no início desta semana que sete dos seus soldados foram mortos desde 7 de outubro, quando o grupo palestino Hamas – que é aliado do Hezbollah – lançou um ataque mortal em solo israelense e Israel respondeu com ataques pesados ​​em Gaza.