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SÃO PAULO – A XP Inc. anunciou, nesta quarta-feira (3), o lançamento do Instituto XP, iniciativa que tem o objetivo de levar educação financeira a 50 milhões de pessoas em dez anos. Com um orçamento de R$ 20 milhões para o primeiro ano, a proposta é disseminar conteúdos gratuitos voltados a pessoas com pouca instrução formal e indivÃduos em situação de vulnerabilidade social.
Em parceria com a Xpeed, escola de negócios da XP, o instituto pretende transformar a realidade atual, em que sete em cada dez brasileiros são considerados âanalfabetos financeirosâ, dezenas de milhões estão “negativados”, ou seja, têm seu nome incluÃdo em cadastros de inadimplentes, e pouquÃssimos conseguem poupar.
âO lançamento do Instituto XP é parte do nosso compromisso com o futuro do Brasilâ, afirma Guilherme Benchimol, CEO da XP Inc.
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âAssumimos hoje o protagonismo de inspirar, capacitar e engajar a sociedade para que todos juntos â colaboradores, educadores, pais, lideranças puÌblicas, organizaçoÌes da sociedade civil, pesquisadores, empresas, empreendedores, clientes, voluntaÌrios â possamos amplificar o acesso aÌ educaçaÌo financeira para milhoÌes de pessoasâ.
Marta Pinheiro, diretora de ESG da XP Inc., lembra que as ações com foco em educação fazem parte da história da empresa desde a sua fundação, há 20 anos, quando Benchimol decidiu dar aulas sobre investimentos para os primeiros clientes.
âOs problemas estruturais na área de educação infelizmente não são uma novidade no Brasilâ, diz a executiva. âPensamos em maneiras de como colocar as nossas especialidades e diferenciais de empresa privada a serviço da sociedadeâ.
Ações na prática
O Instituto XP vai consolidar ações feitas ou apoiadas pela empresa nos últimos anos. à o caso, por exemplo, do programa Juntos Transformamos, que arrecadou e doou R$ 33,8 milhões no perÃodo da pandemia, impactando 1,3 milhão de pessoas.
Além disso, a entidade nasce com uma série de projetos planejados, como uma premiação para reconhecer pessoas que lidam com o tema da educação financeira. âTambém queremos implantar projetos que promovam a inclusão, capacitando e dando ferramentas para a entrada no mercado de trabalho e incentivando o empreendedorismoâ, afirma Marta.
Impacto na educação básica
A entidade vai se voltar à educação de base, com projetos de formação para professores das escolas públicas, que atendem 48 milhões de estudantes do ensino básico. A meta é alcançar 1 milhão de professores nos dois primeiros anos.
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Para jovens em situação de vulnerabilidade social, a proposta é oferecer atendimento presencial em 70 polos educacionais, chegando a 100 mil beneficiados também em dois anos. Está prevista ainda a criação de um programa de voluntariado corporativo para colaboradores XP Inc. e agentes autônomos.
Inserido na área de ESG da XP Inc., o Instituto será liderado por Marcella Coelho, head de Impacto Social da empresa. Os projetos passarão inicialmente pelo crivo de um comitê composto por colaboradores da XP Inc. com 50% de participação de mulheres e representantes de diversas áreas e nÃveis hierárquicos, membros independentes externos e o próprio Benchimol.