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SÃO PAULO – Manter um bom relacionamento com seu médico pode evitar uma série de problemas. À luz da lei, a profissão do médico, como tantas outras, se resume a uma prestação de serviços, com acordos firmados.
Segundo especialistas, o paciente que mantém uma boa conversa com seu médico pode esclarecer muitas questões e evitar problemas futuros. Pensando nisso, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) dá algumas dicas para para o paciente:
- Leve um roteiro de perguntas e dúvidas para a consulta para facilitar a compreensão do paciente e o trabalho do médico.
- Anote as impressões e orientações do médico durante a consulta.
- Não tenha vergonha de pedir para seu médico repetir algo quando não entender.
- No caso de prescrição de medicação, pergunte sobre as formas de uso e os efeitos colaterais dos medicamentos.
- Leia a receita do médico e, se não entender, peça para que ele a refaça.
- Procure a opinião de outro médico em caso de dúvida do diagnóstico.
Orientações
Em caso de erros médicos, o consumidor deve procurar o Conselho Regional de Medicina para denunciar o médico, que pode ser punido pelo órgão, e também a Justiça, para pedir uma indenização por danos morais ou materiais, assim como a condenação do médico. O dano moral é configurado quando o ato médico causar dor ou sofrimento à vítima, enquanto o dano material se dá quando há perda patrimonial.
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A denúncia deve ser feita ao Conselho por escrito, contendo informações como: identificação, endereço e telefone do denunciante; narrativa dos fatos; nome da instituição em que a vítima foi atendida; nome dos profissionais envolvidos no atendimento e também nome das testemunhas dos fatos, se houver.
Justiça
O consumidor pode processar na Justiça Comum ou perante o Juizado Especial Cível (JEC)- este ultimo para ações de até 40 salários mínimos. Já na Justiça Comum, são apurados casos mais complexos que exigem perícia e outras provas. Neste caso, o consumidor precisará de um advogado.