Novo programa do INSS deve acelerar pagamento de auxílio doença

.

Publicidade

O novo Sistema de Administração de Benefícios por Incapacidade (Sabi) lançado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) deve acelerar o pagamento do auxílio doença. Apesar do INSS argumentar que quase 75% dos pagamentos acontecem em até 35 dias, o fato é que os 25% restantes precisam esperar vários meses para receber o benefício. Na maioria dos casos, o atraso é decorrência da falta de documentação necessária ou de fornecimento de informações incorretas.

No novo sistema o benefício é concedido imediatamente após a perícia médica, que em geral é agendada em até três dias após a entrada do pedido; bastando para isso que a documentação esteja em ordem. Entretanto, alguns beneficiários reclamam que as perícias demoram a ser agendadas devido à carência de médicos. O INSS argumenta que o problema não é o número de médicos, mas a sua distribuição, já que no Estado de São Paulo existem cerca de 1.004 médicos que fazem parte do programa.

O auxílio doença é um benefício que tem vigência a partir do 1§ dia de enfermidade do funcionário, que adquire este direito a partir da data do início da incapacidade ou da entrada do requerimento. Assim como os demais benefícios da Previdência Social, o auxílio saúde também está sujeito ao teto da Previdência que é de R$ 1.328,25.

O pedido de auxílio doença poderá ser feito através da internet no endereço www.previdenciasocial.gov.br. Para maiores informações você também pode ligar no telefone 0800-78-0191.

Tópicos relacionados