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O Grupo Soma (SOMA3), maior grupo de moda do Brasil, registrou queda de 21,9% no lucro lÃquido ajustado no segundo trimestre de 2023 em relação a igual perÃodo do ano passado, saindo de R$ 130,8 milhões para R$ 102,1 milhões. Já o lucro lÃquido caiu 27,6%, a R$ 85,4 milhões.
A empresa explica que o resultado foi impactado pelo maior volume de depreciação decorrente de maiores investimentos realizados nos últimos anos, assim como pelo incremento da taxa SELIC, contribuindo para uma pressão nas despesas financeiras da companhia.
O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado foi de R$ 215,4 milhões, alta anual de 2,4%, compensando parcialmente a pressão de margem bruta no perÃodo, com maior eficiência em despesas, em especial na Hering, que vem avançando em rentabilidade e otimização de despesas operacionais.
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Já a margem Ebitda ajustada caiu 0,9 p.p. (pontos percentuais), para 16,6%.
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A receita lÃquida somou R$ 1,295 bilhão no segundo trimestre deste ano, crescimento de 7,4% na comparação com igual etapa de 2022.
O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 744,2 milhões no segundo trimestre de 2023, um aumento de 4,1% na comparação com igual etapa de 2022. A margem bruta foi de 57,5% no 2T23, baixa de 1,8 p.p. frente a margem do 2T22.
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As vendas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) cresceram 7,7% no segundo trimestre de 20223.
O resultado financeiro lÃquido foi negativo em R$ 64,5 milhões no segundo trimestre de 2023, uma elevação de 91,4% sobre as perdas financeiras da mesma etapa de 2022.
Em 30 de junho de 2023, a dÃvida lÃquida da companhia era de R$ 919,3 milhões, ante R$ 716,1 milhões da mesma etapa de 2022.
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O indicador de alavancagem financeira, medido pela dÃvida lÃquida/Ebitda ajustado, ficou em 1,4 vez em junho/23, queda de 0,2 p.p. em relação ao mesmo perÃodo de 2022.