Publicidade
A Deutsche Telekom, maior empresa de telecomunicações da Europa, divulgou hoje o prejuízo referente às atividades do primeiro trimestre de 2001. Este prejuízo ocorreu devido aos investimentos pesados realizados para adquirir licenças para operações da nova geração de celulares.
O grupo apresentou prejuízo de U$ 360 milhões referente ao primeiro trimestre deste ano, comparado com o lucro de US$ 450 milhões apurado no mesmo período do ano anterior. O prejuízo deste trimestre ficou em linha com as expectativas do mercado. Por sua vez, o lucro operacional, excluindo-se aquisições, compra de licenças de celulares, depreciação e impostos, da Deutsche Telekom cresceu 18%, passando de U$ 339 milhões para U$ 405 milhões. Além disso, a Deutsche Telekom declarou que prevê um crescimento no lucro operacional de mais de 10% durante o ano 2001.
A receita da empresa nos três primeiros meses deste ano cresceu 16%, atingindo U$ 10 bilhões, comparado com o montante de U$ 8,5 bilhões registrado no último ano. Estes números se enquadram na expectativa da Deutsche Telekom, que espera crescer pelo menos 15% durante o ano de 2001. O serviço de telefonia móvel respondeu por 23% da receita total da empresa no trimestre, enquanto que o serviço de telefonia fixa corresponde com 36% da receita total. Ao mesmo tempo a empresa declarou que devido à expansão internacional da companhia, 20% de sua receita foram gerados fora da Alemanha.
A dívida total da empresa atingiu U$ 51,4 bilhões, após o grupo ter gastado cerca de US$ 54 bilhões no ano passado na compra de licenças para operações de telefonia de terceira geração e também com aquisições de empresas.
As ações da empresa de telecomunicações fecharam o pregão de hoje em Frankfurt valorizadas em 1,21%, sendo cotadas a € 29,30.