Confira a agenda da terceira semana de abril

Conteúdo do Portal InfoMoney - Editoria Mercados

Publicidade

Na terceira semana de abril, os destaques no mercado brasileiro serão a reunião do Copom que começa na terça e termina na quarta-feira, o vencimento de índice na BM&F na segunda-feira e o vencimento de opções na quarta-feira. Destaque também para a divulgação de índices norte-americanos como o CPI e a produção industrial na terça-feira, além do leading indicators na quarta-feira.

Na segunda-feira, será publicada a balança comercial brasileira referente ao período de 09 a 15 de abril. Também nesse dia, há o vencimento de índice na BM&F, que compreende opções sobre futuros do Ibovespa.

Na terça-feira teremos um dia carregado de índices norte-americanos. Inicialmente será divulgado o CPI de março, juntamente com o CPI Core, cujas previsões do mercado são de +0,1% e +0,2%, respectivamente. Além disso, serão divulgados também pela manhã os housing starts, número de casas que começaram a ser construídas nos EUA em março. O mercado espera um número em torno de 1.640.000. Teremos também os building permits de março, número de autorizações de construções imobiliárias, com expectativa de 1.650.000 unidades. Outro índice a ser divulgado é o da produção industrial, cujo consenso indica uma queda de 0,2%. Por sua vez, a utilização de capacidade também será anunciada neste dia, e espera-se que atinja 79,0%. Por último, começará a reunião do Copom, Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil, que se reúne mensalmente para estabelecer as metas de política monetária e definir a taxa de juros.

Na quarta-feira, nos EUA serão anunciados o saldo de sua balança comercial de fevereiro e as reservas de petróleo e gás natural do período de 09 a 13 de abril. Além disso, serão publicados os leading indicators referentes a março. Já a reunião do Copom se concluirá, com a decisão sobre o novo nível da taxa Selic, com o mercado esperando um novo aumento de 0,50 ponto percentual. Também na quarta-feira, teremos o vencimento das opções referentes ao mês de abril.
Na quinta-feira, a FIPE divulgará o IPC quadrissemanal da segunda semana do mês, enquanto o Eurostat irá anunciar a inflação de março dos países que compõe a zona do euro. Já nos EUA serão publicados os inicial claims referentes ao período de 09 a 14 de abril. Também será divulgado o Philadelphia FED, índice que mede a atividade industrial nos EUA, esperado para – 24,0. À tarde, a FGV publicará IGP-M da segunda decena de abril, que em março ficou em 0,48%. Por sua vez, o México divulgará sua taxa de desemprego, que em fevereiro ficou em 2,8%.

Finalmente, na sexta-feira será divulgado o índice de produção industrial de fevereiro dos países que compõe a zona do euro. Já a Fundação Getúlio Vargas publicará o IGP-10. O índice, que mede a inflação até o dia 10 de cada mês, subiu 0,36% no mês de março.

Tópicos relacionados