Publicidade
O ministro da economia da Argentina, Domingo Cavallo, anunciou que virá nesta quarta-feira a São Paulo para explicar os principais pontos do plano de conversibilidade da moeda com a intenção de adotar também o euro, além do dólar.
Na noite de ontem, o presidente da Argentina, Fernando de la Rúa, assinou o projeto de mudança na paridade do peso, que deverá ser encaminhado hoje para a Câmara dos Deputados. O projeto estabelece que o peso será atrelado a uma cesta de moedas, na qual o dólar terá uma representação de 50% e o restante estará regido pelo euro. Se aprovada pelo Congresso, a iniciativa entrará em vigência só quando a moeda norte-americana e a européia entrarem em paridade.
Ontem o mercado brasileiro viveu um dia nervoso em parte atribuído a desconfiança dos investidores neste modelo de “cesta de moedas”. O dólar atingiu a maior cotação do plano real, tendo sido cotado a R$ 2,196 e pressionando o Ibovespa que fechou com uma forte queda de 3,51%, fechando cotado a 14.444 pontos.
Nesta manhã o dólar comercial está sendo cotado a R$ 2,1870 na compra e R$ 2,1890 na venda, baixa de 0,36%. No mercado paralelo, a moeda norte-americana está sendo negociada a R$ 2,26, representando um ágio de 3,24% em relação ao dólar comercial. A Bolsa de Valores de São Paulo apresentava alta de 0,58%, atingindo 14.528 pontos com volume de R$ 67,14 milhões.