Publicidade
A Europa e os Estados Unidos têm enfrentado uma das maiores crises de gripe aviária dos últimos anos. Na última quarta-feira (5), o governo holandês ordenou o abate de cerca de 100 mil frangos para conter a doença. Há pouco mais de um mês, os EUA abateram cerca de três milhões de animais. Para analistas, quem tende a se beneficiar com isso, no Brasil, é a BRF (BRFS3).
A companhia, maior produtora e exportadora de frango do país, até então não foi impactada pela doença. Com a menor oferta global da proteína, é provável que ela consiga vender seu produto por um preço maior, melhorando suas margens.
“A União Europeia responde por 12% do comércio global de frango e, portanto, o risco de casos de gripe aviária se espalharem pela região pode ser visto como positivo para a exportadora brasileira de frango BRF”, explicam os analistas do Bradesco BBI, em relatório.
Levante
Ações de Alta Valorização
Analista de Equities, com mais de 30 anos de experiência no mercado, revela a seleção de Small Caps para você buscar lucros expressivos
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
No começo do ano, a França já havia abatido mais de quatro milhões de frangos por conta da gripe – e, agora, especialistas afirmam que a doença está voltando a ganhar força no país, com muitas aves marinhas aparecendo mortas na costa oeste.
A gripe aviária costuma se espalhar, no Velho Continente, pela época do outono e do inverno, que acabou de começar por lá.
“Uma menor oferta de frango da Europa devido à gripe aviária matando aves pode levar a preços globais de frango mais altos e também beneficiar as exportações de outros países, como o Brasil”, acrescentam os analistas.
Continua depois da publicidade
Diana Stuhlberger, analista de global equity e agro e da Eleven, endossa a tese.
“A gripe aviária nos EUA e na Europa ajudam as exportações de frango do Brasil. Além disso, o mercado Halal também está indo bem, com a Copa do Mundo no verão. É esperado um fim de ano bastante positivo. Só a parte de suínos que está mais fraca por conta da recuperação de rebanho na China”, conclui.
No segundo trimestre, a BRF exportou 347 mil toneladas de aves in natura – sendo 85 mil para a Ásia, 150 mil da Halal e 113 em exportação direta – e obteve sua maior receita desde 2018.
Continua depois da publicidade
“Com a redução da oferta global de carne de frango, causada pelo conflito entre Ucrânia e Rússia e pelos temores com o avanço do surto de gripe aviária nos EUA, observou-se a evolução progressiva dos preços em dólares principalmente nos mercados Halal e Américas”, explicou a companhia em seu balanço.
A margem bruta, por sua vez, ficou em 21,5%, ante 14% no mesmo período de 2021 e 17,5% no primeiro trimestre deste ano. A margem de lucro operacional (Ebitda, na sigla em inglês) ficou em 14,2%, frente a 7,8% um ano antes.
A JBS, que também exporta frangos, não deve se beneficiar, segundo os analistas, da epidemia. Isso porque, apesar de conseguir margens melhores, a Pilgrim’s Pride, subsidiária voltado à carne de frango nos EUA, sofreu com a gripe aviária e teve de abater animais.