Ações da Rumo (RAIL3) fecham em queda após anúncio de obras em ferrovia, mas analistas falam em “impactos limitados”

Operações da Malha Paulista serão interrompidas por sete dias para controlar impactos da chuva

Vitor Azevedo

Trecho I à iniciativa privada da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Foto: PPI/GOV
Trecho I à iniciativa privada da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Foto: PPI/GOV

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As ações ordinárias da Rumo (RAIL3) fecharam em queda de 1,61%, a R$ 18,37, bem longe das mínimas do dia (quando caíram 4,82%, a R$ 17,77), mas ainda com desempenho pior do que a queda de 0,84% do Ibovespa. A baixa aconteceu após a companhia anunciar, mais cedo, que interromperá por sete dias as operações da estrada de ferro Malha Paulista, após fortes chuvas atingirem uma galeria d’água sob uma ponte em São Carlos, no interior de São Paulo.

Nos últimos dias de 2022, um deslizamento de terra atingiu um trecho da ferrovia em questão na mesma região. A Rumo, então, fez reparos emergenciais, mas não interrompeu as operações. Agora, de acordo com a empresa, a suspensão foi voluntária, para aumentar a capacidade de escoamento de água e, consequentemente, mitigar o risco de interrupções significativas caso as chuvas persistam.

“Os volumes da Operação Norte da empresa serão afetados, já que a maior parte das cargas passa por esse trecho”, dizem os analistas Daniel Sasson e Larissa Perez, do Itaú BBA. “Celulose e combustível (que são volumes mais “recorrentes”) devem ser os mais impactados, mas os volumes de grãos, que respondem pela maior parte do volume transportado nesse corredor, não devem sofrer tanto, visto que a safra de soja ainda não começou”.

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De acordo com eles, a Malha Paulista, por agora, transporta apenas “volumes residuais”, com a Rumo acertando no melhor momento para fazer os reparos, “garantindo a segurança das operações rodoviárias após o início da colheita”.

A equipe de research do Bradesco BBI, liderada por Victor Mizusaki, vai no mesmo caminho.

“Não esperamos grandes impactos nos resultados de 2023 da Rumo. De acordo com nossas estimativas, se assumirmos a suspensão total do corredor Norte por um período de sete dias em janeiro, precisaríamos reduzir nossa previsão de volumes anuais para 2023 em aproximadamente 1%”, explicam. “No entanto, esse impacto pode ser ainda menor visto que a Rumo está interrompendo as operações em um mês com baixos volumes e que o trem leva dois dias para viajar de Rondonópolis a São Carlos, o que poderia permitir que a empresa despachasse trens com antecedência, evitando assim uma espera de 7 dias para retomar a operação”.

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O Itaú BBA tem recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado, equivalente à compra), com preço-alvo em R$ 24, com potencial de alta de 31,3% frente ao preço de abertura de hoje. O BBI tem a mesma recomendação, com preço-alvo em R$ 26, com potencial de alta de 42,3%.

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