Publicidade
SÃO PAULO – Em seu primeiro pronunciamento após o ataque do Irã à s bases que abrigam tropas americanas no Iraque, o presidente Donald Trump anunciou que os Estados Unidos irão impor novas sanções aos iranianos.
Segundo ele, as sanções vão continuar “até que o Irã mude seu comportamento”. Apesar da decisão, Trump afirmou que o Irã “parece estar recuando”.
O presidente iniciou seu discurso acalmando a população e informando que nenhum americano ou iraquiano ficou ferido no ataque e que os danos nas instalações foram baixos.
Continua depois da publicidade
Leia também:
⢠Ibovespa zera perdas após Trump fazer discurso apaziguador apesar de anunciar novas sanções
⢠Os 10 maiores riscos para o mundo em 2020, de acordo com a Eurasia
Trump também reforçou que não permitirá ao Irã ter armas nucleares. “Enquanto eu for presidente, o Irã nunca poderá ter uma arma nuclear”, disse em seu discurso. Além disso, ele pediu para que os dois paÃses trabalhem juntos em assuntos prioritários, como a luta contra o Estado Islâmico.
“Os EUA estão prontos para apoiar a paz com todos que a busquem”, disse.
Segundo ele, o Irã é o principal patrocinador do terrorismo no mundo, e a busca por armas nucleares ameaça o mundo civilizado. “Nunca deixaremos isso acontecer”, reforçou Trump defendendo novamente o ataque que matou o general Qassem Soloeimai.
O Irã anunciou no último domingo que “não reconhecerá limites” à s suas atividades de enriquecimento de urânio, se distanciando assim do acordo sobre seu programa nuclear, acertado em 2015 com França, Reino Unido, Alemanha, Rússia e China e EUA. Os americanos deixaram o pacto em 2018.
Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos