O Índice Brasil Amplo (IBrA) é o indicador de desempenho médio de todos os ativos negociados no mercado a vista da B3. Ele é composto por ativos que atendem a critérios mínimos de liquidez e presença em pregão. Tanto ações quanto unit compõe o índice. O objetivo é oferecer uma visão ampla do mercado acionário brasileiro.
Para ser incluído no IBrA, um ativo deve estar entre os 99% mais negociados no período de vigência das 3 carteiras anteriores. Ele também deve ter presença de 95% em pregão no mesmo período.
Um ativo que seja objeto de Oferta Pública durante o período de vigência das 3 carteiras anteriores pode compor o índice. Para isso, é necessário que a oferta tenha sido realizado antes do rebalanceamento imediatamente anterior. O ativo também deve ter presença em pregão de 95% desde o início da negociação.
Ficam excluídos os ativos classificados como “penny stock”, coados abaixo de R$ 1. Não fazem parte desse índice os BDRs e ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial. Também ficam excluídas empresas em regime especial de administração temporária e intervenção.
O IBrA é um índice de retorno total. Ele é um indicador que procura refletir não apenas as variações nos preços dos ativos integrantes do índice no tempo. O IBrA também reflete o impacto que a distribuição de proventos por parte das companhias emissoras desses ativos teria no retorno do índice.
Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP Investimentos – é grátis!