Fechamento anterior | 19,90 |
Abertura | 19,68 |
Negócios | 24.338,00 |
Volume | $ 136,08 M |
Mín — Máx (Dia) | 19,61 - 20,03 |
Variação (Dia) | -1.4% |
Variação (Mês) | +0.51% |
Variação (2024) | -43.75% |
Variação (52 semanas) | -41.32% |
Receita Líquida | R$ 7,77 B |
Lucro Líquido (LL) | R$ 1,56 B |
Margem Líquida | 20.05% |
Ebitda | R$ 2,52 B |
Margem Ebitda | 32.4% |
Ativo Total | R$ 25,87 B |
Dívida Bruta | R$ 10,28 B |
Dívida Líquida | R$ 7,07 B |
Patrimônio Líquido (PL) | R$ 12,22 B |
Índice de preço sobre lucro (P/L) | 7,98 |
Retorno sobre o PL (ROE) | +12.76% |
Retorno sobre o Capital (ROIC) | +6.58% |
A Hypera Farma é uma empresa do ramo farmacêutico, com foco no mercado de varejo. Ela trabalha em três grandes áreas de negócios: produtos de prescrição médica, medicamentos isentos de prescrição, além da área de similares e genéricos. Em 2018 a empresa cresceu 6,4% em relação ao ano anterior, com faturamento líquido de R$ 3,7 bilhões.
Na área de produtos de prescrição, a companhia possui a marca Mantecorp Farmasa, fornecendo medicamos para o segmento de cuidados básicos. Com a marca Mantecorp Skincare, oferece dermocosméticos como protetor solar, rejuvenescedores, entre outros.
No mercado brasileiro de medicamentos isentos de prescrição a Hypera Pharma é líder, segundo levantamento da consultoria IQVIA. A empresa também tem atuação com nutricionais, adoçantes e suplementos vitamínicos.
A Hypera produz e comercializa medicamentos no mercado de similares e genéricos com a marca Neo Química. Neste segmento, ela utiliza a tática de promoção direta no ponto de venda.
Fundada em 2001 com o nome de Hypermarcas, a empresa atuou por 6 anos nos mercados de higiene pessoal, limpeza e alimentos. Em 2007 entrou no mercado farmacêutico, com a aquisição da DM Indústria Farmacêutica. Posteriormente a empresa consolidou sua posição com a aquisição da Farmasa, em 2008; da Neo Química, em 2009; e da Mantecorp, em 2011.
Em 2012, junto com outros laboratórios do país, criou a joint-venture BIONOVIS S.A. (Companhia Brasileira de Biotecnologia Farmacêutica), voltada para o segmento de produtos biotecnológicos.
Em 2015 a Hypera vendeu sua operação de Cosméticos, em 2016 vendeu a operação de Preservativos, em 2017 vendeu a área de Descartáveis e inaugurou um centro de pesquisa em Barueri (SP). O objetivo dos desinvestimentos foi concentrar a operação no setor farmacêutico.
Em 2018 a companhia alterou o nome de Hypermarcas S.A. para Hypera S.A, passando a utilizar a marca corporativa Hypera Pharma.