As melhores operadoras do Brasil em conexão móvel, segundo pesquisa

Pesquisa da Opensignal analisou o sinal de internet móvel brasileiro antes das Olimpíadas

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Por ocasião das Olimpíadas no Rio de Janeiro, a empresa OpenSignal decidiu avaliar as maiores operadoras móveis do país e classifica-las de acordo com seu oferecimento de 4G. Em geral, a campeã foi a Vivo, liderando em mais da metade dos quesitos.

O estudo é dividido em disponibilidade de rede; velocidade em 3G, 4G e no geral; Latência em 3G e em 4G. Ele pode ser consultado por completo, em inglês, neste link

De acordo com a pesquisa, a velocidade do 4G brasileiro no geral ainda deixa a desejar. Para os turistas das Olimpíadas, entretanto, há motivo de comemoração: o Rio ganhou um investimento em melhoria no LTE antes do evento esportivo.

Continua depois da publicidade

Quatro entre as cinco operadoras têm disponibilidade maior que 60% do tempo em 4G na cidade – a exceção é a Oi. A Nextel, por sua vez, oferece 4G quase 80% do tempo na cidade – embora no país em geral ela não tenha sido destaque.

Em disponibilidade de 4G no Brasil em geral, há um empate: clientes Tim e Oi oferecem conexão LTE 56% do tempo a seus clientes. A Claro ficou com 52,8% e a Oi com 47,4%.

Velocidade de download

Continua depois da publicidade

Quando o assunto é velocidade de rede 4G, a Vivo fica na frente sem competição. Com 18,57Mbps, a operadora fica cerca de 7Mps à frente da segunda colocada, a Claro (11,63Mbps). Em seguida vem a Oi, com 11,36Mps e a Tim, com média de 8Mps.

No 3G a disputa é mais acirrada: Vivo, Claro e Tim dividem o primeiro lugar em um empate técnico, com uma média de 2,24 Mps a 2,46 Mps. A Oi tem média de 1,66 Mps e a Nextel vem com 1,11 Mps.

Fazendo a média geral de velocidade de download, a Vivo ganha com 5,75 Mps. A Claro, em segundo lugar, ficou com média de 4,65; enquanto a Tim veio com 3,53 Mps e a Oi com 3,19 Mps.

Continua depois da publicidade

Latência

A métrica de latência calcula o atraso que sofrem os dados ao viajar entre os pontos de rede, de acordo com a OpenSignal. Neste caso, quanto menor o número, medido em milissegundos, melhor.

A Claro e a Tim empataram nesta medida. A latência de dados dessas duas operadoras em conexões 4G é de aproximadamente 74 ms. Na Claro, este atraso é de 82,51ms, enquanto na Vivo ele chega a 103,8ms.

Continua depois da publicidade

No 3G, a figura muda um pouco. A Nextel chega como campeã, com 103 ms. A Tim bate a marca de 148 ms; a Claro, a de 162,2; a Vivo, 168,3 ms e a Oi chega a 172,4.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney