99 lança selos para passageiro achar motorista mais rápido no app

Funcionalidade estará disponível ainda em agosto

Maria Luiza Dourado

99 lança selos para passageiros (Divulgação/99)
99 lança selos para passageiros (Divulgação/99)

Publicidade

A 99 anunciou nesta quarta-feira (9) o lançamento de novos selos que prometem agilizar o tempo de espera do passageiro para encontrar um motorista vinculado ao aplicativo de mobilidade.

A partir do dia 17 de agosto, os passageiros poderão receber um selo essencial ou premium em suas contas. No primeiro selo, o Essencial, o nome exato e CPF informados pelo passageiro serão verificados.

As informações já disponibilizadas pelo usuário, como o nome que ele cadastrou no momento em que criou a conta no app, serão usadas. Já no caso do selo Premium, o passageiro precisará inserir uma foto de rosto. A selfie deve ser real (não pode ser sido criada em aplicativos).

Continua depois da publicidade

Tipos de perfis na 99 a partir de 17 de agosto
Tipos de perfis na 99 a partir de 17 de agosto (Divulgação/99)

Segundo Leandro Abecassis, diretor de produto e experiência da 99, a adoção de selos pelo passageiro permitirá que ele ache motoristas mais rápidos. “Não haverá preferência tecnológica por um passageiro com selo no app, mas pesquisas internas com a base da 99 mostram que os motoristas aceitam uma corrida mais rápido quando se sentem mais seguros”.

Para cadastrar a própria foto, a partir do dia 17, o passageiro poderá acessar a opção “Quero selo” que irá aparecer no aplicativo. Uma inteligência artificial identificará se a foto se trata de uma pessoa (e não um objeto ou um desenho animado).

Visão no aplicativo do passageiro do selo Premium na 99
Visão no aplicativo do passageiro do selo Premium da 99 (Divulgação/99)

No aplicativo, o motorista poderá ver que o usuário tem o selo premium, mas não conseguirá visualizar a foto antes de aceitar a corrida, “para que ele não aceite uma corrida por preconceito”, explicou Abecassis. Além disso, ele só poderá acessar a imagem ampliada apenas uma vez, medida adotada pela 99 para proteger a imagem do passageiro.

Continua depois da publicidade

Visão do motorista do perfil de um passageiro com selo Premium
Visão do motorista do perfil de um passageiro com selo Premium (Divulgação/99)

A falta de foto de perfil não causará nenhuma penalização para o passageiro, mas a usabilidade de quem não tiver um selo premium será comprometida, considerando as preferências do motorista, segundo a 99.

Além disso, a partir do dia 24 de agosto, o aplicativo disponibilizará a nota do passageiro, para ele e para o motorista, com possibilidade de comentários.

Para este ano, a empresa 99 prevê investimento de ao menos R$ 40 milhões em desenvolvimento de tecnologia, segurança e experiência.

Continua depois da publicidade

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.