Publicidade
Exatamente no capÃtulo 8 do livro II de “Ãtica a Nicômaco”, o conhecido filósofo Aristóteles caracteriza o homem virtuoso. Este homem seria alguém sem conflitos morais. Que conseguisse buscar a felicidade de forma racional, sempre prezando por hábitos e ações cotidianas equilibradas.
Alguém dotado de virtude, para o filósofo, não teria dificuldades em julgar e avaliar determinada situação para que sua resolução fosse a mais adequada para ele mesmo (segundo sua ética) e que realizasse o bem para si e para os outros.
Por outro lado, hábitos excessivos ou carentes configurariam vÃcios que atrasam o indivÃduo em sua busca pela felicidade. Tomando como exemplo, a calma seria a virtude (meio termo) contraposta à apatia (vÃcio por falta), mas também à fúria (vÃcio por excesso).
Continua depois da publicidade
Acontece que, para o grego, o homem â com seus vÃcios e/ou virtudes â é um animal polÃtico, uma vez que sua conduta ética e suas escolhas serão, inevitavelmente, julgadas pela sociedade. Logo, também seria na sociedade que os seres humanos alcançariam a felicidade. Assim, ética e polÃtica seriam, de fato, inseparáveis.
O Partido da Social Democracia Brasileira parece não conseguir mais usar da virtude para conduzir suas ações. Com o resultado do primeiro turno das eleições deste ano, fica evidente que os tucanos largaram faz tempo o equilÃbrio.
Completamente rachado, o PSDB se reduz à s brigas internas, aos âdisse me disseâ, à falta de foco e estratégia. Seus lÃderes atuais definitivamente não são homens virtuosos. Parecem incapazes (ou desinteressados) de realizar o bem para si e para os outros ao mesmo tempo.
Continua depois da publicidade
Um furacão passou por um dos mais tradicionais grupos da história da democracia brasileira e deixou estragos assustadores.
Começando da oposição manquitola desempenhada pelos tucanos durante doze longos anos de hegemonia petista na Presidência da República e no Congresso, passando pelo desesperado apoio ao impeachment de Dilma Rousseff e, agora, desembocando em figuras importantes do partido sendo presas e condenadas â Beto Richa, Aécio Neves, Marconi Perillo⦠â a provável pá de cal veio no desastroso resultado peessedebista do primeiro turno.
Vejamos: nos governos estaduais, nenhum tucano levou no primeiro turno. Para o segundo turno, o partido tem candidatos a governador em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima. Nos estados de Minas (com o Novo) e Roraima (com o PSL), os resultados e pesquisas indicam que os tucanos provavelmente serão derrotados pelas novas forças da direita. Em São Paulo e no Rio Grande do Sul, a disputa promete ser acirrada.
Continua depois da publicidade
Isso significa que, em um cenário muito otimista, o PSDB pode ter governadores em 5 Estados brasileiros. à exatamente o mesmo número de governadores eleitos pelo partido em 2014, antes do impeachment do seu maior oponente polÃtico, o PT.
Na Câmara dos Deputados, os tucanos reduziram sua bancada de 49 parlamentares para 29. No Senado, comparando com 2010, o partido teve dois senadores a menos eleitos. E para a Presidência da República, eu não preciso nem entrar em detalhes do fiasco.
Tudo isso em meio à s diversas trocações de farpas entre importantes figuras do PSDB. Essa semana mesmo, Geraldo Alckmin insinuou que João Dória é um traidor. Há pouco tempo, Tasso Jereissati resolveu que era hora â no meio da corrida presidencial â de tornar públicas as suas opiniões sobre os erros e incongruências dos tucanos. Atitudes completamente carregadas de vÃcios, longe do equilÃbrio da racionalidade.
Continua depois da publicidade
Trocando em miúdos, além da tragédia acima, o fenômeno Bolsonaro â encalacrado na garganta de uma parte da classe baixa e grande parte da classe média e alta ao redor de todo o paÃs â engoliu o PSDB. à bem possÃvel que o maior grupo polÃtico da centro-direita do paÃs se torne apenas uma linha auxiliar de Bolsonaro e do PSL, se este for eleito.
Se não procurar a virtude, o partido corre risco de definhar até sua completa insignificância. O sinal amarelo já está ligado. Para além bases e movimentos da juventude do partido, a reação só virá se seus lÃderes deixarem a vaidade e outros vÃcios de lado e se comprometerem a fazer polÃtica também para o bem dos outros.