Publicidade
A educação financeira, apoiada na linha das finanças comportamentais, promove o autoconhecimento que, consequentemente, leva o indivíduo a um nível profundo de conscientização financeira, sendo, portanto, duradoura, já que para realizar a maioria de seus sonhos será preciso que ele atinja metas que serão os seus desafios de longo prazo. Portanto, contínuo.
Deixar a lista de inadimplência, em virtude de insegurança ou medo com relação à economia, significa apenas que o indivíduo teve a percepção sobre a desaceleração da economia e perda do poder de compra de seu dinheiro, sentindo-se limitado com relação à sua renda e até mesmo preocupado com a manutenção do seu emprego ou, ainda -, o que é comum nessa época do ano – a pessoa precisa ter seu nome limpo para realizar as compras de final de ano.
Isso definitivamente não é educação financeira e, portanto, dura apenas entre o período em que a insegurança surge e passa ou que o nome entra na lista de inadimplentes e sai dela. Portanto, um desafio de curto prazo e apenas pontual.
Continua depois da publicidade
O texto abaixo foi extraído de um programa de MBA americano.
É antigo, mas nos dá uma clara visão sobre porque desafiarmos a nós mesmos é o que nos mantém vivos, livres e prósperos, uma vez que essa é a natureza do ser humano.
“Os japoneses sempre adoraram peixe fresco, porém as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas. Assim, para alimentar a sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca. Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco.
Continua depois da publicidade
E os japoneses não gostaram do gosto destes peixes.
Para resolver este problema as empresas de pesca instalaram congeladores em seus barcos. Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo.
Os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado e, é claro, eles não gostaram do sabor do peixe congelado.
Continua depois da publicidade
Entretanto, o peixe congelado tornou os preços mais baixos. Então as empresas de pesca instalaram tanques de pesca nos navios pesqueiros. Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques, como “sardinhas”. Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam cansados e abatidos, porém, vivos.
Infelizmente, os japoneses ainda podiam notar a diferença do gosto. Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o frescor. Os japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe apático.
Então, como os japoneses resolveram este problema? Como eles conseguiram trazer ao Japão peixes com gosto de puro frescor?
Continua depois da publicidade
Se você estivesse dando consultoria para a empresa de pesca, o que você recomendaria?
Antes de ler a resposta, leia isto:
Quanto mais inteligente, persistente e competitivo você é mais você gosta de solucionar um bom problema.
Continua depois da publicidade
Se você tem desafios à sua frente e você consegue superá-los passo a passo, você se sente muito feliz consigo mesmo e motivado a querer realizar mais. Você pensa em seus desafios e se sente com mais energia. Você fica excitado em buscar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo!
Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques. Mas, eles também adicionam um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega “muito vivo”. Os peixes são desafiados.
Portanto, ao invés de evitar desafios, se atire neles. Curta o jogo. Se seus desafios são grandes e numerosos, não desista. Revitalize-se! Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda.
Se você alcançou seus objetivos, coloque objetivos maiores. Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá de encontro aos objetivos do seu grupo, da sociedade e até mesmo da humanidade.
Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele.
Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer a diferença.”
Então, mãos à obra. Ponha um tubarão no seu tanque e veja quão longe você realmente pode chegar.
“O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador”. L. Ron Hubbard