Vai fazer bolão para o Oscar? Veja os filmes favoritos para levarem as estatuetas

O InfoMoney montou uma lista de quem deve vencer os prêmios este ano para que você consiga vencer seus amigos (e até alguns prêmios)

Rodrigo Tolotti

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

SÃO PAULO – Falta apenas um mês para a entrega do Oscar e agora começam a surgir os famosos “Bolões”, alguns apenas para amigos disputarem quem sabe mais, e outros de sites que dão diversos prêmios, incluindo um ano de cinema grátis. Apesar de ser considerado a maior premiação do cinema mundial, é comum ver críticos afirmarem que o Oscar é mais politicagem do que avaliação da técnica, ou seja, não premiam exatamente os melhores.

Cinema não é uma ciência exata e sempre terão aquelas pessoas que vão considerar um filme que nem foi indicado o melhor que viu no ano. Porém, olhando para o histórico dos prêmios, fica bem claro que nem sempre os melhores vencem (mesmo quando consideramos as críticas e uma análise mais técnica).

Enfim, nem todos conseguem assistir a todos os filmes indicados e mesmo assim participam de algum “Bolão”. Mas não se preocupe, em boa parte das categorias é possível acertar o vencedor sem ter nenhuma ideia de que filme é aquele. Por isso montamos uma lista dos indicados nas principais categorias para te ajudar a ganhar de seus amigos (ou ganhar prêmios). Confira:

Continua depois da publicidade

Melhor filme
Quem vai ganhar: O Regresso (só se fala neste filme, Iñárritu venceu no ano passado com Birdman e parece muito que este ano teremos uma repetição)

Quem vem forte: Mad Max: Estrada da Fúria (considerado por muitos críticos o melhor filme de 2015, está concorrendo em praticamente todas as categorias técnicas e deve vence-las. Mas a Academia não costuma premiar filmes de ação como este)

Melhor diretor
Quem vai ganhar: Alejandro G. Iñárritu (pelo mesmo motivo que O Regresso vai vencer melhor filme)

Continua depois da publicidade

Quem vem forte: George Miller (Mad Max é o melhor filme para muitos críticos e podemos ver a Academia premiando o diretor como consolação por dar o melhor filme para O Regresso)

Melhor ator
Quem vai ganhar: Leonardo DiCaprio (desta vez finalmente deve sair o Oscar para ele. Sua atuação não é a melhor da carreira, mas desta vez seus concorrentes não são tão fortes como em outros anos)

Quem vem por fora: Eddie Redmayne (o ator é o atual vencedor da categoria com o papel do físico Stephen Hawking e volta a chamar atenção este ano com o papel da primeira transgênero da história em A Garota Dinamarquesa)

Continua depois da publicidade

Melhor atriz
Quem vai ganhar: esta categoria está equilibrada entre Cate Blanchett, com Carol, e Brie Larson, em O Quarto de Jack. A primeira já tem dois Oscar e desta vez faz um papel homossexual, mas a segunda vem ganhando diversos prêmios, inclusive o Globo de Ouro.

Melhor atriz coadjuvante
Quem vai vencer: Jennifer Jason Leight (única mulher do elenco de Os Oito Odiados, a atriz carrega o filme sozinha diante dos homens)

Quem vem por fora: Alicia Vikander (vem sendo destaque em A Garota Dinamarquesa, mas não parece ter força para levar o prêmio desta vez)

Continua depois da publicidade

Melhor ator coadjuvante
Quem vai ganhar: Sylvester Stallone (o ator volta a interpretar o lutador Rocky e não para de receber elogios – com razão. Venceu o Globo de Ouro e deve levar o Oscar também)

Quem vem por fora: Tom Hardy (tem uma ótima atuação em O Regresso, mas diferente de DiCaprio, sua categoria tem outros concorrentes incríveis)

Melhor roteiro original
Quem vai ganhar: esta é outra categoria complicada. Ex Machina é um filme incrível e um dos longas mais elogiados do ano. Só por ter entrado na categoria já mostra sua força para vencer. Apesar disso, uma animação chama atenção na disputa, Divertida Mente pode vir forte.

Continua depois da publicidade

Quem vem por fora: Spotlight – Segredos Revelados (baseado em fatos reais, o longa tem ótimas críticas, mas não ganhou muito destaque desde que foi lançado).

Melhor roteiro adaptado
Quem vai ganhar: O Quarto de Jack ou Perdido em Marte (a categoria tem muitos filmes que não devem levar outros prêmios, o que complica a disputa. Os dois são elogiados, mas O Quarto de Jack aparece na frente por enquanto)

Quem vem por fora: A Grande Aposta (O filme sobre a crise de 2008 tem recebido ótimos elogios, mas não chamou tanta atenção como O Lobo de Wall Street, deixando o filme fora da disputa de muitas categorias)

Melhor filme estrangeiro
Quem vai ganhar: O Filho de Saul (o longa sobre o Holoscauto não está dando chance para ninguém.

Quem vem por fora: Mustang (alguns críticos estão citando o filme francês com chances de vencer, mas este ano não tem chance)

Melhor animação
Quem vai vencer: Divertida Mente

Quem vem por fora: ninguém (o brasileiro O Menino e o Mundo não tem chance)

Melhor documentário
Quem vai vencer: mais uma categoria complicada, mas a produção do Netflix What Happened, Miss Simone? deve ficar com o prêmio

Melhor trilha sonora
Quem vai ganhar: Ennio Morricone, com Os Oito Odiados, ou John Williams, por Star Wars: O Despertar da Força. Dois gênios das trilhas sonoras disputam esta categoria, que tem grande chance de sair para o italiano conhecido por filmes de faroeste.

Categorias técnicas
Poucos bolões incluem estas categorias, mas elas podem acabar servindo de desempate nas disputas entre amigos. Na hora de escolher a disputa fica sempre entre Mad Max: Estrada da Fúria, que é favorito em praticamente todos os prêmios técnicos, e O Regresso, que é o “queridinho” do ano e pode acabar levando muitos prêmios. Por fora em alguma categorias, como fotografia, há ainda Os Oito Odiados.

Autor avatar
Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.