Preocupados com a Copa, varejistas tentam adiantar Dia dos Namorados

"Movimento 11" tenta convencer consumidores apaixonados a comemorarem a data um dia antes

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SÃO PAULO – Depois de anos de preparação, construção de estádios e protestos nas ruas, a Fifa decidiu marcar a abertura da Copa do Mundo no dia 12 de junho – exatamente a mesma data que é comemorada o Dia dos Namorados no Brasil.

A data é a terceira mais importante do comércio, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães e uma pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo) aponta que é esperado um aumento de 3,5% nas vendas, sendo que o ticket médio de compra deve ser de R$ 135.

Apesar da expectativa de crescimento para este ano ser menor do que o estimado em 2013 (5%), os lojistas acreditam que a Copa do Mundo, com abertura exatamente no Dia dos Namorados, pode colaborar para alguns setores do varejo, enquanto outros tendem a se manter com vendas regulares.

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Para o presidente do CDLRio (de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro), Aldo Gonçalves, mesmo com a expectativa de crescimento os lojistas estão preocupados com o atual momento da economia e com o primeiro jogo do Brasil na Copa. “No Rio, para estimular os consumidores os lojistas estão investindo em kits promocionais e facilidades de pagamento. Mesmo assim estamos sentindo o movimento mais fraco do que no ano passado. Não é alarmante, mas já estamos com sinal amarelo ligado”, explica.

Pensando nisso, alguns varejistas estão adotando uma estratégia ousada: mudar a data de comemoração do Dia dos Namorados. A Brahma lançou a campanha “Movimento 11”, com o objetivo de convencer os casais apaixonados de celebrarem o amor no dia 11 de junho. E por que não no dia seguinte? Porque é uma sexta-feira 13.

“Não gostamos da ideia de meia comemoração, queremos que os casais aproveitem a data deles sem pensar em mais nada e que no dia 12 possam curtir ao primeiro jogo do mundial nesse ano tão especial para o Brasil. Essa é uma das diversas ações que estamos preparando para ajudar o brasileiro a fazer esse ano entrar na história”, declarou Cristiano Fonseca, gerente de Marketing da empresa. 

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E outras marcas, como Marisa, Centauro,Boticário,Onodera, Grubster, ABMotéis e Guia dos Motéis, gostaram da ideia e estão participando do Movimento. Confira abaixo o vídeo da campanha: