Cotação de IGC
Últimas Notícias sobre Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC)
Histórico de IGC
Dados complementares fornecidos por

Sobre Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada
O Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC) reflete o valor dos ativos de todas as empresas com governança corporativa diferenciada. São incluídos ativos das empresas listadas nos segmentos Novo Mercado, Nível 1 e Nível 2 de governança corporativa. Tanto ações quando units podem compor o IGC.
O segmento Novo Mercado lista ações de empresas que adotam, voluntariamente, práticas de governança corporativa adicionais às que são exigidas pela legislação brasileira. Entre elas, o capital deve ser composto exclusivamente por ações ordinárias com direito a voto. Além disso, todos os acionistas têm direito a vender suas ações pelo mesmo preço do controlador (tag along de 100%). O segmento ainda tem outras exigências, como instalação de área de Auditoria Interna, função de Compliance e Comitê de Auditoria.
Para estar no Nível 1, as empresas devem ter free float mínimo de 25%, com no mínimo a mesma porcentagem de ações em circulação. Também é necessário divulgar informações adicionais às exigidas em lei, como um calendário anual de eventos corporativos.
O Nível 2 de listagem é similar ao Novo Mercado, mas permite que as empresas mantenham ações preferenciais. Contudo, no caso de venda do controle, é assegurado o tag along de 100% a todos os acionistas. As ações preferenciais ainda dão o direito de voto aos acionistas em situações críticas.
Para ser elegível ao IGC, um ativo deve ter presença de 50% no período das 3 carteiras anteriores. Estão vetados “penny stocks”, ativos negociados a menos de R$ 1.
Não fazem parte desse índice os BDRs e ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial. Também ficam excluídas empresas em regime especial de administração temporária e intervenção.
Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP Investimentos – é grátis!