Game of Thrones volta neste domingo; entenda por que amamos esta série

5ª temporada de um dos maiores sucessos atuais da televisão promete novidades mesmo para quem sabe de cor todos os livros da série

Rodrigo Tolotti

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

SÃO PAULO – Sangue, sexo e guerra. Para alguns, Game of Thrones se resume a essas três palavras, mas uma das séries de maior sucesso do mundo é muito mais do que isso, tanto que é difícil encontrar alguém que começou a ver e não viciou. Neste fim de semana a espera de quase um ano pela 5ª temporada chegará ao fim. Será neste domingo, 12 de abril, às 22h (horário de Brasília) no canal pago HBO, com transmissão simultânea no resto do mundo – ou seja, não teremos risco de spoilers!

Para você, que nunca assistiu à série, talvez seja a hora perfeita para começar a acompanhar, e te daremos bons motivos para isto:

Veja abaixo algumas das razões porque tanta gente ama Game of Thrones:

Continua depois da publicidade

1) Surpreendente
O autor dos livros, George R. R. Martin, é conhecido por matar todo mundo. Ou seja, é bom não se apegar a nenhum dos protagonistas porque a chance de ele terminar a série debaixo da terra é bem grande. Nem só com mortes, mas reviravoltas na trama são comuns e quando o espectador menos espera, tudo muda no mundo de Westeros.

2) Personagens
Como eu avisei, é melhor não se apegar a nenhum personagem. Mas eles são tão bem criados que é quase impossível não escolher um favorito logo nos primeiros episódios. E uma dica: o anão Tyrion Lannister ou a “mãe dos dragões” Daenerys Targaryen provavelmente serão os escolhidos.

3) Política
O nome Game of Thrones não foi tão bem traduzido para o português, onde é chamado de Guerra dos Tronos. Porém, o certo seria traduzir para Jogo dos Tronos, porque esta é exatamente a base da história: uma trama política onde diversas famílias tentam derrubar uns aos outros para conquistar o trono de Westeros. A política é tão forte na série que é fácil perceber diversas tramas e armações que poderiam muito bem serem parte da nossa realidade.

Continua depois da publicidade

4) Ação
Apesar de boa parte da trama ser focada na política e nas armações que cada personagem faz para atingir seu objetivo, quando a série decide presentar os fãs com uma cena de ação não tem como não ficar empolgado (e chocado também). Se prepare para ver morte de todos os jeitos possíveis, principalmente com pessoas perdendo a cabeça (literalmente).

5) Sem mocinhos e bandidos
Até existem personagens mais “odiáveis” do que outros, mas uma coisa é certa, não espere nenhum príncipe que fará apenas o que é correto. Em Game of Thrones, quem não for forte o suficiente para fazer o que for preciso, provavelmente não vai chegar até o fim desta história.

6) Dragões
A série tem uma ótima mistura de elementos místicos, como magia e seres sobrenaturais, com coisas “reais”. O tom da série remete aos tempos de uma Europa medieval, mas a mistura da trama política não deixa o tom da história fugir muito para o fantástico. E no meio de tudo isso, temos dragões, e eles estão cada vez maiores.

Continua depois da publicidade

7) Pode mudar sua vida
A série tem uma mistura de elementos e tramas tão incríveis que é capaz de mudar a sua vida. Para provar isso, o pessoal do site Dinheirama colocou Game of Thrones como uma das 5 séries que podem ajudá-lo a alcançar o sucesso pessoal e profissional.

EXTRA: para quem já é fã
Para deixar os fãs ainda mais animados, esta nova temporada deve ser marcada por muitas novidades e surpresas, mesmo para quem já leu o livro. Ou seja, se você acha que sabe tudo que vai acontecer, se prepare porque as coisas não serão bem assim. Isso ocorre principalmente porque o autor dos livros, George R. R. Martin, não conseguiu entregar o 6º volume ainda e a história da série já começa a encontrar os últimos acontecimentos das obras já publicadas.

Diante disso, Martin já informou os produtores e roteiristas da série sobre qual será o destino de cada um dos personagens – algo que, segundo ele, já foi decidido em sua cabeça -, a diferença é a trajetória de cada um até o final. Então é bom ficar preparado para ver muita coisa diferente entre livro e série, algo que já aconteceu um pouco na temporada anterior. E pelos rumores, parece que teremos mortes surpreendentes, mesmo para quem já leu todos os livros.

Continua depois da publicidade

Para ajudar no aquecimento, o InfoMoney separou alguns vídeos e matérias especiais que estão sendo divulgados na internet. Nesta semana o Washigton Post divulgou um infográfico sensacional mostrando todas as mortes da série, e olha que não são poucas. Para você que acha que lembra de todo mundo, fica o desafio de falar sobre as 456 mortes que já foram mostradas.

Outra coisa legal é um vídeo do programa Late Night, com participação especial de Jon Snow, que participa de um jantar entre amigos nos dias de hoje. Infelizmente, para quem não sabe inglês ficará meio complicado entender, mas para quem entende, veja abaixo, é imperdível:

Agora, quer relembrar o que aconteceu na última temporada? Então aproveite a retrospectiva feita pelo site Buzzfeed (cuidado com o Spoiler!), que de uma forma bem divertida conseguiu destacar os principais momentos da última temporada ilustrando cada cena. Clique aqui para ver.

Autor avatar
Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.