Publicidade
SÃO PAULO – Passado quase um ano das eleições é bom ficar de olho se o deputado no qual você votou está mesmo o representando na Câmara dos Deputados. Para isso, os desenvolvedores Andryw Marques, Nazareno de Andrade, João Arthur e Igleson Freire desenvolveram o “Quem me Representa” (clique aqui para acessar a plataforma e fazer o teste) um site em que por meio da adoção de posições em relação a diversos temas que foram votados no Congresso, o eleitor pode saber quem é o parlamentar com o qual tem mais afinidade de ideias.
Por exemplo, respondendo se é a favor ou contra a redução da maioridade penal, o eleitor pode ficar mais perto ou mais distante de deputados que votaram a favor da pauta. O mesmo ocorre para temas como a lei da terceirização, o fim da reeleição, o “distritão” e medidas relacionadas ao ajuste fiscal como o endurecimento do acesso ao seguro-desemprego.
Diferentemente de outros testes similares que povoam a internet, este é baseado em dados concretos de como os deputados votam, deixando de lado questões que eles defendem publicamente porém nunca foram colocadas em votação. Então o eleitor não vai encontrar pautas como a legalização da maconha, por exemplo, apesar de ser um tema de destaque e sobre o qual muitos políticos já declararam as suas posições.
Continua depois da publicidade
O site foi idealizado no 3º Hackfest Analytics e promovido pelo Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (PB). É a mesma plataforma que lançou o site “House of Cunha“. O projeto foi criado no dia 6 de junho com o objetivo de simplificar dados que já estão disponíveis para a população nas páginas de sessões e votações do site da Câmara dos Deputados.