Quando você precisa olhar a política para poder investir

Política, inflação, riscos fiscais. Para os brasileiros isso já é assunto econômico faz tempo e estamos acostumados a acompanhar isso para investir, mas em 2022 e 2023, esse temas tem sido uma preocupação global.

Alexandre Aagesen

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Dizem que Emerging Markets é onde você precisa olhar a política para poder investir. Se isso for verdade, todos moramos num grande Emerging World em 2023. Claro que se é pra falar de Emerging, precisamos começar por Argentina. O Ministro da Economia de um país que viu sua moeda perder 80% do seu valor internacional durante seu um ano de mandato, a inflação em 12 meses acumular 138% e todas as suas propostas econômicas darem errado e virarem meme, decide sair pra presidente e consegue maioria no primeiro turno. Ok, amplamente esperado depois da PASO, mas não deixa de surpreender. Massa e Milei vão à segundo turno na terra do vinho e da carne baratos (se você ganha em qualquer moeda que não Peso Argentino). Bullrich, a terceiro lugar, não deve apoiar o Massa, mas daí até apoiar o Milei, é mais que um pulo.

Dizem que Emerging Markets é onde você precisa olhar a política para poder investir. Se isso for verdade, todos moramos num grande Emerging World em 2023. E se é pra falar em World, temos que falar também de United States. Pensa numa turma arrependida de tirar o McCarthy de onde ele estava. Ok, muita gente estava 《insert here some dirty word》 com ele, mas há quase 20 dias sem um speaker e sem poder votar nada, com uma nova guerra (e vários pacotes) pra discutir, não parece o momento ideal para seguir assim. E pra piorar a brincadeira, do outro lado de uma das guerras, o Parlamento Russo, completamente independentemente do executivo (a tá), decidiu anular a ratificação do Tratado de Proibição de Testes Nucleares, e liberou o governo (a.k.a. Putin) a fazer testes nucleares. Vai fazer? Não acho, mas o recado é forte.

Dizem que Emerging Markets é onde você precisa olhar a política para poder investir. Se isso for verdade, todos moramos num grande Emerging World em 2023 – Menos aqui, na Ilha de Vera-Cruz, a Suíça sul-americana, crème de la crème dos países encontrados por Cabral, a terra com palmeiras onde cantam os sabiás. Aqui, pode ficar tranquilo. Aqui, política é secundária. Aqui a política monetária funciona. Crédito aperta, inflação cede e, finalmente, começamos a ver atividade desacelerar. Esse print que tivemos de IBC-br somado à inflação (a princípio) controlada, é o que garante espaço para reduzir a restrição da política monetária. Em português claro, seguir cortando juros. Os riscos que sobram ficam a cargo da Treasury de 5 anos (você já estava com saudades?) e do fiscal brasileiro. Com produção de 4,5 milhões de barris de petróleo por dia, Brasil passou a ser o 4º maior produtor de petróleo do mundo (e com o barril perto de 100 dólares, tem receita fiscal na mesa, eim?).

Continua depois da publicidade

Ficou com alguma dúvida ou comentário? Me manda um e-mail aqui

Tópicos relacionados

Autor avatar
Alexandre Aagesen

Com mais de 15 anos de mercado financeiro, é CFA Charterholder, autor do livro "Formação para Bancários", host do podcast "Mercado Aberto" e Investor na XP Investimentos