DaimlerChrysler anuncia prejuízo recorde no primeiro trimestre

Conteúdo do Portal InfoMoney - Editoria Mercados

Publicidade

A montadora de automóveis DaimlerChrysler anunciou um prejuízo de € 3,8 bilhões no primeiro trimestre deste ano. O resultado é muito pior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando a montadora registrou um lucro de € 2,5 bilhões. O prejuízo operacional da empresa ficou em € 610 milhões contra € 2,5 bilhões de lucro no ano passado. O resultado ajustado da empresa, por sua vez, registrou prejuízo de € 0,4 bilhão ou € 0,37 por ação, ficando abaixo dos € 1,69 de lucro por ação do ano passado.

As receitas totais da empresa caíram 13% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa queda foi principalmente fruto das menores vendas nas divisões Chrysler e Mitsubishi. As vendas da Chrysler totalizaram 660.900 veículos, uma queda de 28% em comparação ao mesmo período do ano passado, levando as receitas desta divisão a € 13,6 bilhões. O resultado foi amenizado pelo bom desempenho da divisão de carros de passeio da Mercedez-Benz, que registrou crescimento de 13% nas receitas, totalizando €$ 11,2 bilhões.

Esses números, no entanto, são um pouco melhores do que os esperados pela empresa. Esse fato pode significar que as medidas anunciadas pelo presidente da montadora em fevereiro estão surtindo efeito. Medidas como a reestruturação das operações da divisão americana do grupo e fortes demissões na Chrysler e na Mitsubishi foram anunciadas em fevereiro. As ações da DaimlerChrysler operavam em queda de 2,07% sendo cotadas a € 54,92, enquanto o índice DAX 30 da bolsa de Frankfurt apresentava queda de 0,49%.

Tópicos relacionados