A Copa do Mundo do Catar não vai alterar os horários de funcionamento da B3 (a bolsa de valores brasileira), mas vai afetar o atendimento ao público nos bancos. Os jogos do Brasil também vão mudar o expediente em órgãos públicos federais, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A B3 informou que os horários de funcionamento dos seus sistemas de negociação e pós-negociação serão mantidos durante o torneio de futebol mais importante do planeta â inclusive do Brasil. Neste ano o torneio vai acontecer até 18 de novembro.
Os jogos da seleção brasileira na primeira fase da Copa ocorrerão durante o pregão da bolsa, assim como todos os jogos eliminatórios até a final, caso o time comandado pelo técnico Tite siga avançando na competição.
A partida das oitavas de final ocorreu às 16h e a das quartas acontece às 12h desta sexta-feira (9). Se o Brasil avançar, jogará a semifinal às 16h da próxima terça-feira (13). A seleção só não jogará em um dia útil se avançar para a final, pois a decisão está marcada para o domingo da próxima semana (18).
Jogos do Brasil na fase eliminatória:
â¢Â Oitavas de final: segunda (5) à s 16h
â¢Â Quartas de final: sexta (9) à s 12h
â¢Â Semifinal: terça (13) à s 16h
â¢Â Disputa do 3º lugar: sábado (17) à s 12h
â¢Â Final: domingo (18) à s 12h
A maioria dos serviços serão afetados pela programação da Copa apenas nos dias com jogos da seleção brasileira, e o horário de atendimento vai depender do horário da partida. Veja os detalhes abaixo:
Bancos
Funcionamento das agências bancárias nos dias de jogos da seleção durante a Copa do Catar, segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos):
Jogos que começam às 12h:
⢠Atendimento ao público será das 9h à s 11h e das 15h30 à s 16h30 nos estados com mesmo horário de BrasÃlia;
⢠Nos estados com diferença de 1h em relação ao horário de BrasÃlia, o atendimento ao público será das 8h à s 10h e das 14h30 à s 15h30;
⢠Nos estados com diferença de 2h em relação ao horário de BrasÃlia, o atendimento ao público será das 7h à s 9h e das 13h30 à s 14h30;
⢠Em Fernando de Noronha (1h antes do horário de BrasÃlia), o atendimento ao público será das 8h à s 12h.
Jogos que começam às 13h:
⢠Atendimento ao público será das 8h30 à s 11h30 nos estados com mesmo horário de BrasÃlia;
⢠Nos estados com diferença de 1h em relação ao horário de BrasÃlia, o atendimento ao público será das 7h30 à s 10h30;
⢠Nos estados com diferença de 2h em relação ao horário de BrasÃlia, o atendimento ao público será das 7h à s 9h30;
Jogos que começam às 16h:
⢠Nos estados com horário igual ao horário de BrasÃlia, o atendimento ao público será das 9h à s 14h;
⢠Nos estados com diferença de 1h em relação ao horário de BrasÃlia, o atendimento ao público será das 8h à s 13h;
⢠Nos estados com diferença de 2h em relação ao horário de BrasÃlia, o atendimento ao público será das 7h à s 12h.
Ãrgãos públicos e autarquias
O expediente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nos dias de jogos da seleção vai seguir a portaria nº 9.763 do Ministério da Economia, publicada no dia 11:
⢠Jogos às 12h: não haverá expediente;
⢠Jogos às 13h: expediente será encerrado às 11h;
⢠Jogos às 16h: expediente será encerrado às 14h.
A portaria (e os horários de expediente) vale para servidores públicos, empregados públicos, contratados temporários e estagiários que trabalham em órgãos e entidades da administração pública federal direta, em autarquias e fundações.
O Ministério da Economia diz que ela é facultativa (os agentes públicos poderão, em caráter excepcional, alterar seus horários) e que as horas não trabalhadas precisarão ser compensadas entre 1º de dezembro de 2022 e 31 de maio de 2023 (leia aqui a portaria completa).
Horário da bolsa em outras Copas
A bolsa também não alterou seu horário nos mundiais de 2018 (Rússia) e 2010 (Ãfrica do Sul). Em 2014, quando ainda se chamava BM&FBovespa, ela fechou no dia da estreia e encurtou o pregão nas demais partidas da seleção porque a Copa foi realizada no Brasil.
Nos mundiais de 2002 (Coreia do Sul e Japão) e 2006 (Alemanha), a bolsa também trabalhou com horários especiais nos dias dos jogos do Brasil.



